Curitibana disputa Campeonato Mundial de Mergulho Livre 2006

Carolina Schrappe, curitibana de 32 anos, é fisioterapeuta, empresária e instrutora de mergulho, que se dedica a ensinar, treinar e competir em mergulho livre (aquele mergulho feito em apnéia, prendendo-se a respiração, buscando o maior tempo possível, a maior distância horizontal e a maior profundidade).

Começou a praticar o esporte em 2001, quando ainda era bem pouco divulgado em nosso país. Mesmo assim, neste mesmo ano se descobriu uma atleta de alto nível, conseguindo ser campeã e vice, nas duas seletivas nacionais, que compuseram a seleção brasileira feminina de mergulho livre, que disputou o campeonato mundial AIDA (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia) realizado em Ibiza, na Espanha. Nesta competição, a seleção brasileira conquistou o quarto lugar mundial, tendo sido o melhor resultado de nosso país em competições por equipe.

Ainda em 2001 Carolina conquistou o vice campeonato brasileiro, realizado em Sorocaba, no interior paulista.

Na mesma época Carolina resolver se especializar como instrutora de mergulho, e o envolvimento foi tão grande que se associou a Acquanauta Mergulho Curitiba, escola que hoje é proprietária. Iniciou um projeto de ensinar o mergulho livre de alto desempenho, aliando sua formação acadêmica ? fisioterapia ? as suas atividades como instrutora de mergulho. Nos anos de 2002 à 2005 se especializou bastante nesta área e não competiu, preferindo se dedicar ao aprendizado e ensino, além de ter curtido a sua terceira gravidez e filho.

Em 2006, ainda com o pensamento exclusivo em aprender mais sobre a apnéia para ensinar melhor, foi a Grand Cayman, no Caribe, aprender com os melhores atletas do mundo, comandados pelo treinador da selação canadense, Kirk Krack, durante um work shop onde participou da organização de recordes mundiais, um curso avançado de mergulho livre, e uma competição.

Para sua surpresa, durante esta competição bateu todos seus recordes pessoais, e a partir de abril, quando se deu esta viagem, resolveu voltar a competir.

Com muita determinação, conseguiu excelentes resultados. Detém todos os recordes paranaenses de mergulho livre. Foi a campeã feminina do Torneio de Apnéia Estática durante o Rio Boat Show em junho deste ano Conquistou o 1º., 2º. e 3º. Lugar, respectivamente, nas provas de Apnéia Dinâmica com nadadeiras, Apnéia Estática e Apnéia Dinâmica sem nadadeiras, durante o 3º. Torneio Indoor AIDA Brasil, realizado em Florianópolis; além do vice campeonato no I Circuito Nacional de Apnéia de Profundidade, realizado em Niquelândia ? GO.

Fechou as competições nacionais com excelentes resultados, o que a posicionou muito bem no ranking internacional da AIDA, tendo sido convocada para a seleção brasileira com direito a disputar o Campeonato Mundial a ser realizado no Egito, entre os dias 01 e 12 de dezembro próximos. O Brasil não terá um time feminino, devido a falta de patrocínio, entretanto, a Carol, com a ajuda de amigos e de sua empresa, estará competindo pela seleção mista, esperando fechar o ano com resultados ainda melhores.

Voltar ao topo