Meio ambiente

Você sabe onde descartar lixo tóxico corretamente em Curitiba?

Lixo tóxico tem destino certo e seguro em Curitiba. Curitiba, 09/01/2018 Foto: Valdecir Galor/SMCS

Lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e outros itens parecidos são sempre um problema para quem se preocupa com o meio ambiente e não sabe exatamente como descartá-los. Mas, em Curitiba, existe um serviço específico para resolver essa questão. O recolhimento de lixo tóxico é ofertado gratuitamente desde 1998. De segunda-feira a sábado, das 7h30 às 15h, o caminhão fica parado próximo a um terminal de ônibus da cidade. No total, são 24 pontos atendidos.

Para saber quando o veículo estará mais próximo de casa ou do trabalho, basta consultar o calendário no site da Prefeitura de Curitiba ou a Central 156. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, em breve também serão distribuídos, porta a porta, folhetos com as datas e outras informações sobre o serviço. Além de pilhas e lâmpadas queimadas, o caminhão recolhe baterias, embalagens de inseticida, medicamentos vencidos, sobras de tintas, entre outros itens similares.

Como funciona

O lixo recebido é descarregado pelo caminhão a cada 15 dias e encaminhado a um aterro industrial para a destinação correta, conforme o material. Terminais com maior movimento recebem material de até 80 pessoas por dia.

Até o momento de levar para os caminhões, o material deve ser armazenado em casa, separado do restante do lixo para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente. O óleo de cozinha usado também pode ser entregue aos caminhões, desde que esteja armazenado em um recipiente transparente, de preferência garrafas pet.