Desde o dia 24 de março, a Urbanização de Curitiba (Urbs) está testando uma barreira móvel que tem o objetivo de impedir a ação de fura-catracas nos ônibus da capital paranaense. A estação-tubo Morretes, no bairro Portão, foi o primeiro local a receber o mecanismo.

continua após a publicidade

A barreira funciona da seguinte forma: quando o ônibus chega na estação-tubo e a rampa toca a plataforma para abrir as portas de embarque e desembarque, o equipamento é acionado e tampa o espaço vago que fica entre o ônibus e a estação.

Assista:

https://www.tribunapr.com.br/wp-content/uploads/2025/04/03171310/barreira-fura-catracas-curitiba.mp4
Vídeo: Átila Alberti | Tribuna do Paraná

Passageiro teve ideia de barreira contra fura-catracas em Curitiba

O protótipo deve ficar pelo menos 30 dias em testes. O projeto foi desenvolvido a partir da ideia de um usuário do transporte coletivo que procurou a Urbs para apresentar a proposta.

continua após a publicidade

O mecânico eletricista Orival Soares Justo, de 74 anos, teve a inspiração ao ver a ação de fura-catracas nos ônibus. “Daí resolvi apresentar o projeto para a Urbs, que gostou da ideia”, disse.

Desde o início do ano, a prefeitura realizou algumas operações contra fura-catracas em diferentes bairros de Curitiba. Adolescentes foram apreendidos durante as ações.

continua após a publicidade