Crianças em risco?

Vereadores propõem ao menos quatro ações para aumentar segurança em escolas de Curitiba

Os ataques envolvendo alunos dentro das escolas no Brasil preocupam a sociedade. A partir desse temor, vereadores de Curitiba estarão reunidos nesta terça-feira (11) para debater ações e atitudes que podem ajudar a evitar uma tragédia deste tipo na capital. Os secretários de Educação, Maria Silvia Bacila, e de Defesa Social, Péricles de Matos, virão ao plenário conversar com os parlamentares. Em princípio são quatro ações que darão início às discussões por mais segurança nas escolas de Curitiba.

Uma das medidas que podem virar lei em Curitiba é quanto a implantação de portas giratórias. Com o apoio de vários vereadores, foi aprovada essa sugestão ao Executivo, com detector de metais, nas escolas e CMEIs de Curitiba. O plenário também endossou um pedido para que os profissionais da Educação tenham capacitação em primeiros socorros.

Quanto a utlização das portas giratórias, a proposta foi apresentada por Sidnei Toaldo (Patriota). Segundo ele, a meta é dificultar a entrada de armas de todos os estilos nas escolas públicas de Curitiba. “Em 20 anos já foram 16 ataques em escolas brasileiras, mas o que é importante dizer é que a nossa sociedade está doente”, disse o vereador. 

A implantação das portas giratória já foi julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Serginho do Posto (União), o Congresso Nacional precisa trabalhar junto com os municípios. “Eu volto a falar que o Congresso ainda não fez a lição de casa”, comentou Serginho. “Isto é investimento. Quanto custa uma vida?”, questionou a Sargento Tânia Guerreiro (União).

Outras propostas de segurança

Além das portas giratórias, cercas elétricas, cursos e a presença obrigatória de um Guarda Municipal na entradas das escolas. Os vereadores devem sugerir novas ações nesta terça.