Problemão!

Vazamento de gás em apartamento: quem é responsável por resolver?

Foto: Freepik.

Desde fissuras nas paredes até vazamentos de gás, os sinais de manifestações patológicas devem ser um alerta para que o morador busque um profissional qualificado ou, em casos de condomínios, o responsável pela administração para solucionar os problemas. Em janeiro de 2024, um jovem foi a óbito após uma explosão em apartamento pela suspeita de vazamento de gás em Ponta Grossa. Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão foi registrada no bloco com menos de cinco anos de construção e danificou cerca de 10 apartamentos.

Em casos como esse, Antonio Elias, engenheiro civil e palestrante parceiro da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), explicou que síndicos e administradores de condomínios devem ficar atentos em relação aos requisitos estabelecidos pela documentação requerida do sistema de gestão do condomínio. O tema foi abordado na palestra Patologias Construtivas em Condomínios, na sede do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), em Curitiba, numa parceria com a Câmara de Valores Imobiliários (CVI).

LEIA TAMBÉM:

>> Novo Skatepark em Curitiba é construído e conta com ajuda da população para inaugurar

>> Nova praça de Curitiba com mirante e vista exuberante tem data para início das obras

“Quando se trata de instalação de gás, é indispensável que os síndicos ou administradores de condomínios tenham atualizado o ‘Certificado de Estanqueidade do Sistema de Gás’. Esse documento é elaborado por uma empresa especializada que, após diversos testes nas instalações de gás das áreas comuns, atestam que estão em conformidade e atendem a todos os requisitos de segurança. Já em áreas privativas, cabe ao Síndico fazer um planejamento prévio de inspeção nos equipamentos instalados em cada unidade habitada e colocar em prática essas checagens”, detalha Elias.

Fátima Galvão, vice-presidente de Condomínios do Secovi-PR, reforça que a checagem interna do imóvel é de responsabilidade do proprietário, mas cabe ao síndico esse acompanhamento e controle. Assim como de toda a manutenção do Condomínio.

Entretanto, a manifestação patológica não se encontra apenas em vazamentos de gás. De acordo com o especialista, ela é caracterizada pelos diversos problemas construtivos existentes em um imóvel, que têm como principais causas projetos mal elaborados, falhas de execução e utilização de materiais inadequados. Por isso, se faz necessária a avaliação técnica especializada para definir os melhores meios de tratamento e evitar a evolução dos defeitos.

Nos conjuntos habitacionais, o palestrante orienta que, primeiramente, cabe ao responsável pelo condomínio estar atento aos prazos recomendados para a realização de inspeções técnicas, conforme preceitos estabelecidos pelas normas e legislação municipal. Em unidades privativas a responsabilidade de contratar um profissional ou uma empresa habilitada é do morador do imóvel e todo o processo deve ser acompanhando pelo síndico. Já para as áreas comuns cabe ao administrador do condomínio realizar a contratação de laudos específicos que garantam a segurança pessoal e patrimonial.

Ligada ao Secovi-PR, a Unihab oferece capacitações e cursos para profissionais que atuam no setor imobiliário e condominial. “Como representantes do Setor Condominial e Imobiliário, nosso trabalho é sempre estar atento às atualizações e aos assuntos recorrentes do Setor para que os profissionais tenham cada vez mais expertise e possam evitar problemas que aparecem com frequência no dia a dia dos condomínios. Por isso, é tão importante a parceria com outras Associações do Mercado Imobiliário, com palestrantes e a participação ativa de síndicos e administradoras de condomínios nas atividades do Sindicato”, complementa Fátima Galvão.

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.