Partiu??

Trapézio em Curitiba permite qualquer um voar como os artistas de circo; “Exercício, hobby e emoção”

Um dia de circo e no alto para sentir a emoção de balançar como um verdadeiro trapezista. Voarte, é um espaço democrático que ao invés de um quadro negro, utiliza-se um trapézio voador de 10 metros de altura para ensinar que a imaginação pode se tornar realidade. A estrutura, instalada em Curitiba, chama atenção de muita gente que passa pelo Campina do Siqueira.

A Voarte está localizada em um terreno do bairro e com menos de dois meses de fundação as aulas estão lotadas em todos os dias da semana. Fora que os curiosos ficam registrando os treinamentos dos professores e postam nas redes sociais. Não seria errado afirmar que todo dia tem apresentação de circo no local. 

O grande responsável é o Pedro Pelanda, 31 anos. O jovem empreendedor tem no sangue o amor pelo ar, pelo balanço e por ensinar aos outros atividades que remetem à infância. “Eu não tenho ninguém na família ligado ao circo, mas o circo me abraçou pelos estudos. Tive a oportunidade de entrar nesse mundo há 10 anos, fui para os Estados Unidos, onde sou responsável técnico e pedagógico nos acampamentos de verão em Minnesota com o trapézio’, disse Pedro em um papo com a Tribuna.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Voarte Trapézio (@voartetrapezio)

Com a experiência de estar sempre bem posicionado, Pedro aproveitou para lançar essa novidade do trapézio em uma esquina movimentada de Curitiba. A ideia é unir essa atividade circense em exercício, fazendo com que o aluno trabalhe o lado emocional de superar limites com a parte física. 

Para os iniciantes, é feita a explicação teórica para começar a subir em direção a plataforma. A segurança é outro ponto essencial, em todos os sentidos. O aluno vai ficar seguro quando perceber que existe um equilíbrio entre a teoria e a prática de estar no alto.

“A gente brinca que na Voarte o tema segurança é redundante. Todos os postes tem um backup de segurança e a rede também. Para o praticante, na escada para subir tem sistema de segurança, se escorregar, ela vai ficar presa. Ao chegar na plataforma, ela está presa e sempre com instrutor segurando. A partir do momento do salto para a rede, são dois instrutores segurando, estilo rappel”, reforçou Pedro que também é professor/trapezista.

Bichinho do Trapézio 

A atividade no trapézio é pesada. Uma aula vai ter no mínimo 1h15 de duração, a depender da quantidade de alunos. Segundo Pedro, a maioria chega por curiosidade, e depois não quer mais largar a atividade no ar.

“O bichinho do trapézio quando morde, não tem volta. Temos um sistema que auxilia o aluno a estar bem. Temos aulas individuais, planos semelhantes de academia. A pessoa pode vir conhecer e fazer uma aula experimental pagando R$ 50”, explicou o responsável. Quanto aos planos, existem trimestral, semestral, anual e até mesmo aulas avulsas.

A médica Jullie Anne Chiste, é uma das alunas e diz estar encantada com a fase trapezista. Já algum tempo tinha a vontade de retornar a fazer aula de circo, atividade que fez na época de estudante universitária em Florianópolis, em Santa Catarina.

“O trapézio voador é minha paixão. Acredito que une exercício, hobby e emoção. Eu esqueço da correria do dia a dia para enfrentar o desafio de voar, o clima da equipe é muito legal. É gostoso, depois de fazer a aula, ficamos observando os professores. Sabe aquela coisa que é estar no circo e ficar surpreso com as acrobacias e o medo da queda. Recomendo, minha filha que tem 5 anos já quer aprender”, orgulha-se Jullie.

“O trapézio voador é minha paixão”, disse a médica Jullie Anne Chiste. Foto: Divulgação/ Pedro Pellanda

Voarte Curitiba

Onde: Rua Francisco Naldolny, 523, Campina do Siqueira, Curitiba

Quando? Todos os dias da semana, dependendo da grade de aulas

Tem estacionamento, vestiário e área de lazer. Mais informações no site e no Instagram da Voarte

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.