Salvo pelo EPI

Trabalhador cai de obra em Pinhais e é salvo por equipamento de segurança

“Se ele estivesse sem o equipamento de segurança, teria morrido”, alertou o capitão Flávio Machado, dos bombeiros, sobre a queda de um trabalhador. O acidente aconteceu por volta das 8h50 desta quinta-feira (25), na obra do viaduto da Rodovia João Leopoldo Jacomel, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo os bombeiros, o homem despencou de uma altura de pouco mais de 1,5 metros. “Estava com os equipamentos corretos, o cinto que o segurava, mas se desequilibrou e caiu numa parte da estrutura ainda nas alturas”, explicou o capitão.

Com o impacto, o homem, de 42 anos, teve fraturas em algumas costelas. Ele foi encaminhado, sem risco de morte, mas com um estado de saúde que inspirava cuidados, ao Hospital Evangélico, em Curitiba.

Há o risco

O capitão do Corpo de Bombeiros disse que, quando as equipes chegaram ao local do acidente, todos os operários usavam os equipamentos de segurança exigidos. “O homem que caiu também, mas é justamente nisso que o equipamento busca agir. Ele evita que algo pior aconteça, ou seja, minimiza o resultado do acidente”.

No caso do trabalhador, ele despencou em uma estrutura entre a parte de cima do viaduto e o chão. “Se ele estivesse sem o equipamento, poderia até ter batido a cabeça no concreto e aí seria ainda mais grave”.

Primeiro acidente

Segundo os funcionários da obra, este foi o primeiro acidente grave, com a necessidade de socorro do Siate, no local. A construção do viaduto tem aproximadamente 150 funcionários e deve ficar pronta em março, segundo a previsão do governo do Estado.

Caminhão bate em barranco e pega fogo na BR-116. Há congestionamento!