O temporal que atingiu Curitiba entre a noite de domingo (21) e madrugada desta segunda-feira (22) assustou moradores com fortes rajadas de vento e pancadas de chuva. Entre 5h e 6h da manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou o auge da ventania, com rajadas que chegaram a 74,2 km/h na capital.

continua após a publicidade

Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até as 7h já havia sido acumulado 19,7 milímetros de chuva, apenas nas primeiras horas do dia. A instabilidade está associada à passagem de uma frente fria, que ainda deve provocar novas tempestades ao longo desta segunda-feira.

Há registros de quedas de árvores e destelhamentos por causa do temporal em Curitiba. Entre os bairros de Curitiba afetados estão o Pinheirinho, Cajuru, Cristo Rei, Hauer e Boqueirão. No Bairro Cajuru, por exemplo, há falta de energia e internet.

Na rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, no bairro Hauer, uma árvore gigante caiu e causou bloqueio total sentido bairro. Há grande congestionamento na região.

continua após a publicidade

“Existe um núcleo de chuva intensa avançando por Ponta Grossa indo em direção à Região Metropolitana de Curitiba e também deve chover na capital nas próximas horas, não tão intenso e com ventos fortes como foi registrado no amanhecer, mas também com ventanias de moderada e forte intensidade com possibilidade de trovoadas. É possível ainda até granizo dependendo do local”, disse o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar.

Temporal em Curitiba deixa moradores sem energia

Além do susto e do barulho provocado pelos ventos, o temporal em Curitiba causou interrupção no fornecimento de energia elétrica em bairros e também em cidades da Região Metropolitana. A Defesa Civil do Paraná emitiu alerta moderado para risco de deslizamentos e enxurradas nas áreas mais vulneráveis da região Leste do estado, pedindo que a população redobre os cuidados.

Previsão do tempo para Curitiba tem frio

continua após a publicidade

As mudanças no tempo geradas por uma frente fria também trouxeram uma queda brusca nas temperaturas. Depois de um domingo (21) de calor, com máximas próximas aos 30 ºC, a manhã desta segunda-feira começou com mínima de 15,7 ºC registrada às 7h. A máxima prevista não deve passar dos 20 ºC, com possibilidade de chuva acompanhada de ventos fortes e descargas elétricas. 

Para terça-feira (23), a tendência é de resfriamento ainda mais intenso. A previsão indica mínima de 8 ºC e manutenção do frio até quinta-feira (25), segundo o Simepar. O Inmet mantém em vigor um alerta laranja para queda acentuada das temperaturas até o meio-dia desta terça-feira.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉