O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) decidiu manter Curitiba sob alerta amarelo de tempestade para esta terça-feira (02/12). Isso significa “perigo potencial” de chuvas fortes e ventos moderados pela capital. De acordo com a previsão do tempo para Curitiba, o acumulado até terça pode chegar a 14,3 milímetros.
Neste domingo, um forte temporal causou estrados em bairros de Curitiba.
E olha que a situação está mais complicada no interior do estado. Por lá, o alerta é laranja, o que representa um “risco alto”, com possibilidade de chuvas intensas, ventos mais fortes, granizo e outros fenômenos que podem deixar a situação bem preocupante
Mas o que esse alerta amarelo significa para quem está em Curitiba?
É bem provável que o dia seja marcado por instabilidade: pancadas de chuva podem aparecer a qualquer momento, acompanhadas de rajadas de vento moderadas e até trovoadas para assustar a criançada. O volume de chuva nesses casos costuma variar entre 20 e 30 mm/h ou acumulados de até 50 mm/dia.
E não é só isso. Os ventos podem atingir entre 40 e 60 km/h, com chance de granizo, dependendo de como as nuvens resolverem se comportar.
O Simepar não está nada otimista na previsão do tempo para Curitiba. A chuva deve seguir pelo menos até quinta-feira (04/12), com um acumulado total de 15,5 mm nestes três dias. A temperatura vai ficar entre os 16ºC e 27ºC. Não é aquele frio de congelar, mas também não é um calor de rachar.
Com toda essa instabilidade, o tempo deve ficar mais úmido e nublado durante boa parte do dia. Isso geralmente limita a amplitude térmica – ou seja, não vai esfriar muito e nem esquentar demais. Se o sol aparecer, pode dar aquela sensação de abafamento que a gente conhece bem, mas sem picos de temperatura. E a umidade tende a subir, deixando aquela sensação de “ar pesado” que inevitavelmente deixa o sorriso escapar (ou não).
Enquanto a capital lida com o alerta amarelo, o interior do estado está numa situação mais complicada. O alerta laranja indica chuvas intensas, ventos fortes entre 60 e 100 km/h, e possibilidade de granizo, com risco real de alagamentos, quedas de árvores e cortes de energia.
Nessas áreas, as autoridades recomendam redobrar os cuidados: evitar áreas arborizadas, manter distância de estruturas metálicas e não estacionar veículos próximos a placas ou torres – especialmente quando os raios estiverem caindo.
E aí, prefeitura? Será que não é hora de verificar como estão os sistemas de drenagem pela cidade antes que a chuva chegue com tudo?
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



