A Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, no bairro Cajuru, em Curitiba, teve sua operação suspensa na manhã desta segunda-feira (22) após ser severamente danificada pelo temporal. O vendaval, com rajadas de ventos que chegaram a 74 km/h, somado às intensas chuvas, provocou o destelhamento de parte da unidade e causou danos graves em um dos módulos de operação.
De acordo com a Sanepar, a estação, que é a responsável por abastecer mais de 500 mil pessoas, operou de forma parcial durante a manhã. Para a retirada segura das telhas danificadas, um guindaste precisou ser mobilizado. No interior da estrutura, o forro dos corredores também foi danificado.
Às 16h, a ETA estava operando próximo dos níveis normais – com 3,2 mil litros de água tratados por segundo. Às 17h30, o reestabelecimento da distribuição foi total, com a capacidade máxima de 3,5 mil l/s.
Além dos danos estruturais na ETA Iguaçu, a falta de energia elétrica em decorrência do temporal prejudicou o abastecimento de água em outras cidades da Região Metropolitana, como São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Colombo. Segundo dados da Copel, mais de 400 mil unidades consumidoras registraram interrupções no fornecimento de luz em todo o estado do Paraná.
Diante da situação, a recomendação é que a população priorize o uso da água para fins essenciais, como alimentação e higiene pessoal, a fim de evitar o desabastecimento completo em suas residências. Em casos de emergência relacionados a quedas de árvores e destelhamentos, é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉



