Mobilização

Servidores municipais fazem passeata contra pacote de ajuste fiscal de Greca

Servidores municipais passam pela Rua Barão do Rio Branco a caminho da Câmara Municipal. Foto: Aniele Nascimento

Servidores municipais de Curitiba participam na manhã desta quarta-feira (14) de uma passeata pelas ruas centrais da cidade. Os manifestantes se concentraram em frente à Câmara Municipal ainda por volta das 8 horas e começaram a caminhar rumo à prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, por volta das 11 horas. O protesto, contrário à aprovação do pacote de medidas de ajuste fiscal encaminhado pelo Executivo à Câmara, ocorre um dia depois da invasão do Legislativo e o adiamento da votação dos projetos.

LEIA MAIS: Por que a Prefeitura insiste e os servidores abominam o “pacotaço” de ajuste fiscal?

A passeata, liderada por um carro de som, provoca bloqueios no trânsito. O trajeto a ser percorrido abrange as ruas Barão do Rio Branco, Riachuelo e Avenida Cândido de Abreu. Policiais militares acompanham a situação. Na Cândido de Abreu, apenas a faixa no sentido Palácio do Iguaçu foi interditada para a passagem dos manifestantes.

Ao longo do percurso, os servidores gritam frases como “Não tem arrego. Você tira o meu direito, a gente tira o seu sossego”, em referência às proposta do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), em relação à previdência dos trabalhadores e a data-base da categoria. Eles também carregam faixas com outros recados para Greca e distribuem panfletos para quem encontram no caminho.

Após a chegada em frente à prefeitura, os manifestantes devem almoçar nas imediações da Praça Nossa Senhora de Salete e aguardar uma audiência com representantes do Executivo. O encontro está marcado para as 14 horas. A prefeitura se comprometeu a receber os sindicatos nesta quarta-feira para negociar possíveis modificações nas propostas.