Crise hídrica

Sanepar passa a captar água em pedreira da RMC para reforçar a Barragem do Passaúna

Pedreira Orleans fica em Campo Magro, na RMC. Foto: Sanepar

Uma nova medida foi tomada pela Sanepar para amenizar o risco de desabastecimento de água durante a mais severa crise hídrica enfrentada pelo Paraná, em 100 anos. De acordo com a empresa, na última sexta-feira (3) foi iniciada a captação de água da Pedreira Orleans, em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba, para lançamento no Rio Passaúna. A operação permitirá a reposição de 150 litros por segundo no reservatório da Barragem do Passaúna.

LEIA MAIS – Volta às aulas no Paraná ainda não tem data: previsão de 17 de agosto é fake news

A operação é considerada estratégica pela Sanepar, porque, além de obter água de alta qualidade e em grande volume, ela tem um diferencial logístico: não há necessidade de construção de adutoras para transferir a água, somente uma ligação por dois dutos de 150 metros de extensão já é suficiente.

Água captada de pedreira vai reforçar a Barragem do Passaúna. Foto: Sanepar

A empresa ainda explica que toda a produção será escoada no leito do rio que levará, por um trecho de sete quilômetros, até o reservatório. Os 150 litros por segundo representam 8% da capacidade de reservação do Passaúna e a operação deve durar quatro meses.

LEIA TAMBÉM – Falta de água e rodízio em bairros de Curitiba e região nesta terça-feira

Para o diretor de operações da Sanepar, Paulo Dedavid, esta é mais uma medida adotada pela companhia neste período de estiagem, para garantir reservação do sistema abastecimento. “Essa é uma estratégia da Sanepar”, disse Dedavid.

Segundo ele, a primeira pedreira usada de maneira semelhante foi a da Malhada, em São José dos Pinhais, que joga água direto no Rio Miringuava e contribui com a estação de tratamento.

VIU ESSA? Vereador propõe limitar gratuidade de ônibus pra idosos na pandemia em Curitiba

“A do Orleans tem um volume de 1,7 milhão de metros cúbicos suficientes para o funcionamento de 12 dias da Estação de Tratamento de Água Passaúna, que produz 2 mil litros/segundo. Vai economizar água represada da Barragem do Passaúna nesse período de estiagem”, afirmou o diretor de operações da Sanepar.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?