Violência

Responsáveis por chacina no Uberaba são presos

A polícia deu como elucidada a chacina do Uberaba, e confirmou que as mortes de inocentes foram por vingança. Sete pessoas foram presas, entre elas um adolescente, e seis confessaram participação na fuzilaria que matou oito pessoas e deixou duas feridas, no sábado passado. Wagner Jayson Pascoal, o “Nardão”, 23 anos, é considerado o líder do grupo e mentor da matança.

Policiais da Delegacia de Homicídios e da Divisão de Narcóticos (Denarc) também apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros, usada no crime, e uma carabina calibre 12.

O delegado Hamilton da Paz, da DH, que comandou as investigações, confirmou que a carnificina foi motivada para vingar a morte de um adolescente, que fazia parte do grupo de “Nardão”.

Confessos

Os últimos detidos foram “Nardão” e Ezequiel dos Santos, 18, na tarde de quinta-feira, num esconderijo na Cidade Industrial. Horas antes, Edi Miranda, 21, e Gilmar dos Santos Bandeira, 25, haviam sido presos no Cajuru, próximo à divisa com Pinhais. A dupla estava com a pistola 9 milímetros. Os quatro confessaram que participaram da chacina, segundo divulgado pela polícia.

No início da semana, foram presos Roger Fernando Bispo, 20, que só ontem confessou a participação no crime, e Adenilton Bueno, 31, que faz parte da quadrilha, mas não se envolveu na chacina.

Também na tarde de ontem, um adolescente, de 16 anos, foi apreendido pelos policiais. De acordo com o delegado Hamilton, ele admitiu ter dirigido um dos veículos usados pelos assassinos.

Agora falta prender mais um suspeito, identificado pela polícia como Maikon ou Isaías. Três armas usadas pelos matadores também são procuradas, assim como os dois veículos usados para o crime.

Investimentos em infraestrutura

SMCS

As Vilas Audi, União, Icaraí e outras ocupações que formam o bolsão com 3,1 mil famílias no Uberaba estão recebendo R$ 46,1 milhões de investimentos do programa habitacional do município.

É a maior concentração de recursos em uma única área de sub-habitação da cidade. “As intervenções visam mudar a configuração da área e dar mais qualidade de vida às famílias”, afirma o prefeito Beto Richa.

O bolsão Audi e União é um aglomerado de áreas irregulares de 1,6 milhão de metros quadrados. A ocupação se formou numa antiga área de cavas, em local sujeito a inundações e, até recentemente, não contava com qualquer infraestrutura.

Bandidos sem dinheiro

Marcelo Vellinho

De acordo com a polícia, a quadrilha não tinha condições e estrutura típicas do crime organizado. “Estávamos monitorando o bando e sabíamos que os suspeitos estavam encurralados, sem dinheiro para fugir ou comer”, contou o delegado Hamilton.

De acordo com a polícia as armas emprestadas e a matança foi cometida sob efeito das drogas. Os detidos também negaram que tenham ordenado toque de recolher na região.

Localização

Ao contrário do que foi divulgado pela polícia e pela imprensa, a chacina não ocorreu na invasão Icaraí, mas sim na Vila União. As vilas são vizinhas e existe rivalidade entre gangues e traficantes de cada uma.

Em 28 de setembro, um adolescente, de 15 anos, “afilhado” de “Nardão”, foi executado nas Moradias Lotiguassu, próximo às vilas. Ele era suspeito de ter matado um mecânico, foi apreendido e liberado. Dias depois ,foi assassinado.

Para vingar o adolescente, “Nardão” e seu bando, que são da Vila Icaraí, atacaram a Vila União. Conforme foi apurado pela polícia, os marginais saíram da invasão Icaraí usando uma Parati cinza e um Santana verde escuro.