Identidade curitibana

Queijaria de Curitiba ganha três medalhas no maior concurso nacional de queijos

Queijaria Vaca Profana em Curitiba
Queijaria de Santa Felicidade ganha três medalhas em concurso de queijos. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

A queijaria urbana Vaca Profana, localizada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, ganhou três medalhas no VIII Prêmio Queijo Brasil, o maior concurso de queijos artesanais do país, realizado em Blumenau, Santa Catarina.

Comandada pela empresária curitibana Maristela Dalla Lasta, a queijaria conquistou as medalhas ouro, prata e bronze.

A história da Mari com os queijos começou durante a pandemia da covid-19. Com uma carreira consolidada na publicidade, ela precisou reforçar a renda no período em que todos estavam em casa e aproveitou a conexão com a cozinha para vender potes de temperos. Um dos produtos era a coalhada de kefir.

“Era tanto kefir que decidi fazer um queijo. Assisti a um tutorial na internet, comprei leite direto de um produtor da região de Curitiba e comecei”, relembra.

Gostando da atividade, a empresária fez mais de dez cursos, optou por usar apenas insumos naturais na produção, associou-se à AproQueijoPR e passou a criar queijos que, segundo ela, têm identidade curitibana.

Um dos destaques é o 041, um queijo feito com leite cru, fermentos autóctones e mofos selvagens, que carrega o terroir de Curitiba. São 30 dias de maturação, com massa amanteigada, frutada e notas minerais na casca.

Durante a pandemia Maristela descobriu uma nova paixão pelos queijos. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Queijos premiados em Curitiba

Os três queijos premiados da Vaca Profana no VIII Prêmio Queijo Brasil foram:

Ouro – Queijo Trufas de Gorgonzola, um queijo azul feito com cepas próprias, além de um queijo autoral banhado em chocolate branco
Prata – Queijo Novelinho da Vovó, inspirado em um queijo mexicano com formato de novelo
Bronze – Queijo Brunost na versão tropical Paranost, feito com soro de leite whey protein puro

Queijaria em Santa Felicidade

Atualmente a empresária vende os queijos diretamente na fábrica, mas já deu entrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Em breve, poderá vender para outros estabelecimentos e também receber turistas de forma mais estruturada.

“Logo teremos os queijos no circuito gastronômico de Santa Felicidade. Queijos feitos com leite, amor, tempo, mãos e risos”, brinca Mari.

A queijaria Vaca Profana fica na Rua Ângelo Slompo, 300, em Santa Felicidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna