Proposta de vereadora para cobrir praça não agrada

O clima curitibano e alguns exemplos de ruas cobertas que atraem turistas em algumas localidades da serra gaúcha serviram de inspiração para a vereadora Julieta Reis (DEM) propor a cobertura na lateral da Praça Espanha. Ela pediu ao Instituto Municipal de Turismo analisar a viabilidade da proposta. O órgão público informou que não vai se pronunciar, por enquanto, porque ainda é só uma ideia. Porém, entre os frequentadores do local, a proposta é repudiada.

A aposentada Neusa Serafim Rosa, que diariamente cruza a praça, não concorda com tamanha interferência. “Ao invés de se preocuparem com a manutenção das calçadas, que acumulam toda a água da chuva, e com o meio ambiente, pensam nisso”, compara. “Se fizerem isso, vão gastar mais dinheiro público para depois abandonarem”, avalia.

Nada a ver

O técnico de informática Renato Leone compartilha da mesma opinião. “A praça foi feita para a cidade respirar, não tem cabimento fechar. É mais uma obra para queimar dinheiro”, condena. A preservação das árvores e plantas do local também é alvo de preocupação de quem usufrui da praça. “Nada a ver esse projeto. O sol e a natureza é que dão sentido à praça”, classifica a secretária Carolina Vilela Andrés. “Se o problema é a chuva em dias de shows ou feiras, fica melhor instalar coberturas provisórias”, sugere a enfermeira Regiane Aparecida dos Santos.