Educação

Projeto prepara jovens de escolas públicas para o mundo do trabalho

Projeto gerar ajuda jovens a entrarem no mercado de trabalho. Foto: Divulgação / Guilherme Bittar

Alunos da rede estadual de ensino estão tendo a oportunidade de aprender noções básicas do mundo do trabalho e, assim, ter mais chances de conseguir o primeiro emprego. No projeto “Esquenta”, realizado pela Gerar (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), os jovens colocam o currículo em dia, recebem instruções sobre marketing pessoal, planejamento de vida e como se portar na entrevista de trabalho, além de desenvolverem habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

O projeto, realizado em parceria com a SEED (Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná), começou neste mês e segue até outubro deste ano em cerca de 10 escolas públicas de Curitiba. O objetivo é atingir 600 jovens.

A educadora da Gerar Marta Santos afirma que o Esquenta apresenta um universo novo para a maior parte dos jovens e traz confiança e otimismo para encarar os desafios profissionais. De acordo com ela, a principal dúvida costuma ser em relação à confecção do currículo profissional. “Através do curso, os alunos ficam bastante animados e se empenham bastante. É uma contribuição muito boa para a formação deles”.

O CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba) é uma das instituições que recebeu o projeto. A formatura aconteceu na semana passada, no dia 6 de setembro, após três dias de formação. No encerramento, o clima era de otimismo.

“O jovem hoje precisa se preparar para a empregabilidade. Apesar de nossos alunos estarem em cursos técnicos e já pensando na carreira, eles têm incertezas sobre como iniciar a vida profissional. O projeto da Gerar vem justamente ao encontro dessa necessidade. Por isso, é muito rico, porque esses jovens, a partir do momento em que realizam o curso, se veem mais preparados para encarar oportunidades e, assim, ter mais chances”, afirma a coordenadora de educação profissional do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Maira Paupipz Bacelar.

De acordo com a diretora auxiliar do CEEP, Ângela Maria Wolski Borille, é importante mostrar os caminhos profissionais para os jovens e orientá-los como devem se preparar para o mercado de trabalho. “É uma experiência muito válida para a formação. No colégio, estimulamos que eles busquem oportunidades e se cadastrem para vagas que possam enriquecem a formação deles, o que foi potencializado com o projeto Esquenta”.

Com apenas 14 anos, João Vitor Pitzak cursa Biotecnologia e já está de olho no primeiro emprego. Após participar do projeto, ele se sente mais seguro em procurar uma vaga. “O projeto foi maravilhoso e agora me sinto mais preparado, pois aprendemos a fazer currículo e sobre liderança, e como é a vida nas empresas. Vou levar muitos ensinamentos para meu futuro profissional”.

Beatriz Cristina Xisto Robertina, de 15 anos, está no 1° ano do curso de Edificações e afirma que, depois do Esquenta, se sente mais preparada para encarar o mundo do trabalho. “Muito legal e uma experiência nova em que fomos desafiados a trabalhar em equipe e saber como funciona a vida no trabalho”.

Maria Eduarda do Nascimento, de 15 anos, está no 1° ano do curso de Eletromecânica. Como principal aprendizado no Esquenta, ela destaca o trabalho em equipe. “O curso estimula o trabalho em conjunto e o entendimento mútuo. Além disso, desenvolve habilidades como falar em público e conter o nervosismo”.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.