Rebelião continua

Presos liberam três agentes que eram mantidos como reféns na Casa de Custódia

Três dos quatro agentes penitenciários que estavam sendo feitos reféns na Casa de Custódia de Curitiba (CCC) foram liberados pelos presos , por volta das 14h30 desta quarta-feira (4). De acordo com informações do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), a liberação dos reféns é resultado do avanço nas negociações com os detentos e o quarto agente penitenciário que estava com os rebelados deve ser liberado na manhã desta quinta-feira (5).

Vídeo! Com facão no pescoço, refém, ameaçado por rebelados da Casa de Custódia

Os agentes liberados estavam com ferimentos leves e, por precaução, foram encaminhados para hospital para atendimento médico. O Siate os levou ao Hospital do Trabalhador.

A rebelião na CCC iniciou no fim da tarde de domingo (1). Mas agentes da Seção de Operações Especiais (Soe), do Depen, agiram rápido e confinaram o motim em apenas uma das galerias. Em seguida, negociadores do batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da polícia Militar, entraram no presídio e iniciaram as negociações com os presos. Neste meio tempo, a água e a luz da CCC foram cortados e os presos estão também sem comida.

Tentativa de fuga

No exato momento em que os agentes eram liberados na CCC, houve uma tentativa de fuga na Casa de Custódia de Piraquara (CCP), que fica dentro do Complexo Penitenciário local. A confusão começou dentro de uma das celas modulares. Os presos também tentaram tomar a galeria C do presídio e fazer agentes reféns. Mas uma equipe do SOE agiu rápido e controlou a confusão.

Provavelmente, por causa da atuação do SOE, há relatos de que muitos tiros (provavelmente não letais) foram ouvidos pelo lado de fora dos muros da CCP. O Depen não deu detalhes sobre a forma com que os presos tentaram fugir. Não há informações de feridos.

Mais informações sobre a tentativa de fuga em Piraquara:

“Estão mentindo”, diz parente de refém sobre negociações para acabar com rebelião