Polêmica

Palestra de Deltan Dallagnol na UFPR tem cancelamento mantido pela Justiça

Ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

A Justiça Federal do Paraná negou a concessão de liminar para restabelecer uma palestra do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) que seria realizada na sexta-feira (17) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O ex-procurador da Lava Jato iria apresentar um painel intitulado “A Liberdade de Expressão e Combate à Corrupção”.

LEIA MAIS – Ratinho Junior comemora vitória de Milei, presidente eleito na Argentina

Para a juíza Cláudia Rocha Mendes Brunelli, da 20ª Vara Federal de Curitiba, a decisão da instituição não teve vício administrativo. O pedido para o restabelecimento da palestra foi feito pelo ex-vereador Rodrigo Marcial.

“Verifica-se, nesses termos, que a negativa de autorização em discussão apresentou fundamentação razoável, não sendo possível concluir, pelos elementos constantes dos autos, que seja decorrente de ato de censura ou cerceamento da liberdade de expressão, demonstrando-se insuficiente para tal finalidade a postagem incluída na página 7 da Inicial, por não se tratar de resposta oficial da Faculdade de Direito, mas sim de estudantes contrários ao evento”, afirmou a magistrada em sua decisão.

VIU ESSA? Jogo do Tigrinho: operação prende quatro pessoas; Grupo que distribuiu gasolina é investigado

Formado na UFPR, Deltan repudiou a decisão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), responsável por barrar a palestra, e disse que é “impensável” que a universidade tenha barrado uma palestra, justamente, sobre liberdade e expressão.

“É absurdo pensar que a universidade tenha barrado e censurado justamente uma palestra em que eu falaria sobre liberdade de expressão. O autoritarismo e a fiscalização do pensamento têm encontrado adeptos em todos os lugares e fico decepcionado ao ver isso acontecendo na UFPR, minha própria universidade. Se na academia não é possível mais debater ideias porque a esquerda tomou conta, onde será?”, questionou.

Nas redes sociais, na sexta-feira (17), o DCE-PR comemorou a censura contra o ex-deputado. “Mais uma vez mostramos que na UFPR fascista não se cria”, cita trecho da publicação.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.