Pedem prioridade

Pais entregam petição ao Ministério Público cobrando volta às aulas presenciais em Curitiba

volta às aulas escolas municipais
Aulas do sistema híbrido das escolas municipais de Curitiba iniciaram dia 22 de fevereiro, mas foram suspensas no início de março. Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Pais e responsáveis de estudantes, do Movimento de Pais Volta Aula Paraná, protocolaram uma petição que pede providências ao Ministério Público Estadual para que o retorno das aulas presenciais em Curitiba seja prioritário e preferencial em relação a atividades econômicas não essenciais.

O documento foi entregue nesta sexta-feira (26) com o pedido para que todas as crianças e adolescentes estejam autorizados a frequentar aulas na escola. As aulas presenciais, tanto em escolas municipais, quanto estaduais e particulares, foram suspensas após Curitiba passar para o alerta de bandeira vermelha.

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O pedido menciona que em 2021, bares, shoppings, academias, salões de beleza, resorts, clubes recreativos, entre outras inúmeras atividades não essenciais, foram autorizadas a funcionar, mas as escolas foram impedidas de funcionar presencialmente.

O documento cita ainda a convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, de 1989. “Cabe aos Estados assegurar a proteção integral de todas as crianças e adolescentes, buscando efetivar, COM ABSOLUTA PRIORIDADE, todos os seus direitos fundamentais, dentre os quais se inclui o direito à educação”, argumentou.

A petição lembrou ainda que muitas crianças se alimentam prioritariamente na escola e se protegem contra a violência. “Grande parte da violência contra meninas e meninos acontece dentro de casa, e o isolamento pode colocá-los em uma situação de risco ainda maior. Além disso, com os adultos retornando a seus postos de trabalho, em especial nas comunidades mais vulneráveis, as crianças correm o risco de ficar sozinhas ou aos cuidados de irmãos e vizinhos, expostas à negligência e ao trabalho infantil”.

O Ministério Público do Paraná ainda deve avaliar o documento e a situação.