Pra doar

Novo Mundo terá doação de sangue neste sábado; veja como doar

Doações serão feitas no bairro Novo Mundo. Foto: Antônio More / Arquivo

Neste sábado (19), os curitibanos terão a oportunidade de participar de uma mobilização para aumentar o banco de sangue do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). Uma equipe da instituição estará na Igreja Batista do bairro Novo Mundo (IBNM), em Curitiba, das 8h às 16h40 para realizar as coletas de sangue.

+ Leia mais: Pierogi em Curitiba é abençoado pelo Papa! Seria este o segredo do sabor?

Quem quiser participar precisará fazer o agendamento do horário escolhido no site da IBNM. Sem esta inscrição não será possível doar sangue. Serão quatro doadores atendidos pelo Hemepar a cada período de vinte minutos.

“Como uma Igreja cristã, entendemos que nosso papel na sociedade é ser exemplo de toda boa ação. Este movimento está intimamente ligado à vocação da Igreja, que é servir a comunidade”, afirma o presidente da IBNM, Pastor Jean Garcia Cezar. “Portanto, uma campanha de doação de sangue é um serviço prestado à comunidade”, conclui.

+ Veja também: Novo radar em São José dos Pinhais, na Avenida das Torres; Atenção motorista!

Na opinião do pastor, é preciso que aconteça na sociedade uma “conscientização do benefício ao próximo, e a si mesmo, do ato de se doar sangue. Além disso, é necessário desmistificar os conceitos equivocados referentes à doação de sangue”.

Requisitos

Para doar sangue, é necessário:

  • ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal).
  • pesar no mínimo 51 quilos,
  • estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
  • apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemocomponentes do Estado graças às doações dos voluntários.

A Igreja Batista Novo Mundo fica na Rua Cel. Herculano de Araújo, 214 – Novo Mundo). Agendamentos pelo site da igreja. Clique aqui!