saudáveis

Nove alimentos saborosos para se aquecer neste inverno!

Foto: Arquivo.
Foto: Arquivo.

O friozinho de Curitiba é um convite para saborear alimentos que aquecem o corpo. O problema é que, muitas vezes, as pessoas optam por um cardápio rico em açúcar, sódio, gordura saturada e outros vilões da boa alimentação.

Mas que tal escolher produtos saudáveis que, ao mesmo tempo, têm o poder natural de deixar o organismo mais quentinho? Segundo nutricionista Karin Flemming de Farias, do Departamento de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab), alimentos como canela, pimenta vermelha, chocolate amargo, café e gengibre ajudam a estimular o metabolismo, dão aquela gostosa sensação de calor e também são ricos em vitaminas e minerais.

A nutricionista lembra que, nos dias frios, o organismo gasta cerca de 20 a 30% a mais de energia e é normal querermos nos alimentar de produtos que nos ajudem a aquecer o corpo. “Ninguém precisa, no entanto, optar por alimentos ricos em açúcar ou gordura saturada. O melhor é incluir na dieta produtos com pouca gordura, muita fibra e vitaminas, como gengibre, castanhas e nozes, que também aquecem”, complementa a especialista, que lembra ainda que boa parte desses alimentos pode ser encontrada em mercados, sacolões, feiras e armazéns administrados pela secretaria

Água

A nutricionista da Smab lembra ainda que, mesmo no inverno, as pessoas não podem deixar de beber muita água. De acordo com Karin, a energia que se gasta fazendo as atividades normais do dia a dia é maior no frio e o corpo também está se protegendo, se “auto-aquecendo”. “A perda de água do corpo nessa época do ano, portanto, pode ser até maior, ao contrário do que se imagina. Beber em torno de dois litros de água por dia é essencial para evitar desidratação”, salienta a especialista.

Além disso, uma curiosidade: você sabia que beber água ajuda a aquecer o corpo quando acordamos? Pode parecer uma contradição, uma vez que fomos levados a crer que apenas as bebidas quentes aumentam a temperatura do organismo. No entanto, segundo Karin, se bebermos água ao acordar, a temperatura corporal basal (medida imediatamente após a pessoa despertar) aumentará para neutralizar os efeitos do líquido frio.

Alimentos saudáveis, saborosos e que ajudam a aquecer:

1 – Gengibre

Gengibre é bom para aumentar a imunidade e combater os sintomas do resfriado
Foto: Levy Ferreira/SMCS

Rica em fibras, vitaminas C, B3 e B6, magnésio, selênio e zinco, a raiz é capaz de imunizar o organismo contra gripes e constipações, reduzir o colesterol, cicatrizar as feridas, proteger as gengivas e defender o organismo dos radicais livres. O gengibre pode ser consumido cru, refogado, em forma de chá, usado como tempero e até adicionado em sucos (a recomendação é de um pedaço de 2 cm, três vezes ao dia).

2 – Pinhão

15-03-16_pinhao_interna

Alimento típico do Paraná, o pinhão tem propriedade energética e, por isso, aquece e ajuda a combater o cansaço. A semente da araucária é rica em gorduras insaturadas, proteína, manganês, zinco, magnésio e vitaminas E e C. Seus nutrientes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, prevenindo contra doenças e infecções. Nestes dias frios, nada melhor que cozinhar a deliciosa semente, com sal a gosto, e saboreá-la bem quentinha.

3 – Café

13-08-09_cafe

Não é novidade nenhuma que o café ajuda a aquecer. Mas desengane-se quem pensa que é a temperatura quente desta bebida que ajuda a sentir calor. Na realidade, são as grandes quantidades de cafeína presentes na bebida que estimulam o metabolismo, dando a sensação de calor. O café traz ainda muitos minerais como sódio, tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, manganês, potássio e riboflavina.

4 – Canela

A canela tem propriedades antioxidantes
Foto: Levy Ferreira/SMCS

A especiaria é um termogênico que atua como estimulante e reduz o alto colesterol. A canela tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e expectorante, ajuda a prevenir gripes e resfriados. No inverno, que tal aquecer frutas e temperá-las com a especiaria? Além disso, a canela pode ser usada em pratos doces para ajudar a diminuir a compulsão por comer açúcar.

5- Chá verde, chá preto e chá branco

Os chás ajudam a esquentar e são excelentes fontes de antioxidantes, sobre tudo o chá produzido da Camellia sinensis (chá verde, preto e branco). A bebida é rica em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, fazendo com que aja como um excelente antioxidante, bem como cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo, o que contribui para aquecer o organismo. Também tem substâncias como magnésio, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2.

6 – Batata doce

O tubérculo contêm ômega 3, ácidos graxos, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas A, B, C, K e E, além de betacaroteno e antocianina. Os principais benefícios da batata doce são fornecer energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue. Por isso, é uma excelente opção para quem faz atividade física. O alimento pode ser usado em sopas, purês e mesmo em vitaminas.

7 – Chocolate amargo

Com pelo menos 70% de cacau, o chocolate amargo contém triptofano, aminoácido que participa da síntese de neurotransmissor, responsável pela sensação de bem-estar. O alimento também traz grandes concentrações de compostos antioxidantes, que contribuem para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, câncer e envelhecimento precoce. O fondue de chocolate amargo com frutas é uma opção gostosa e saudável para se aquecer no inverno.

8 – Castanhas & cia

Castanhas
Foto: Levy Ferreira/SMCS

Oleaginosas, como castanha, noz, pistache, amêndoa e amendoim, são ricas em fibras, proteínas vegetais, gordura monoinsaturada, gordura poliinsaturada e vitaminas antioxidantes (como o selênio) e minerais (essenciais para a imunidade). Também são ricas em fitoesteróis, substâncias que ajudam a prevenir câncer e doenças cardiovasculares. Consumidas puras ou misturadas, as oleaginosas são um acompanhamento perfeito para um para happy hour bem quentinho.

9 – Pimenta vermelha

O alimento acelera o metabolismo, aquecendo o corpo; ajuda na digestão, pois aumenta a produção de suco gástrico e tem propriedades anti-inflamatórias. A pimenta vermelha tem como principal ativo a apsaicina, responsável pelo “ardido” e que tem a capacidade de reduzir a quantidade de radicais livres no organismo. É fonte ainda de vitaminas A, C e do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico). Nesses dias mais frios, dá mais sabor em pratos como sopas e caldos.

Voltar ao topo