Luto

Morre o jornalista Aroldo Murá, aos 82 anos

Aroldo Murá tinha 82 anos. Foto: Divulgação / Annelize Tozetto

Morreu nesta terça-feira (3), aos 82 anos, o jornalista Aroldo Murá. Há cerca de um ano ele lutava contra um câncer e nos últimos dois meses seu quadro de saúde piorou. Ele estava internado no Hospital São Vicente. Ainda não foram divulgados detalhes sobre o velório e sepultamento.

O governador do Paraná Ratinho Júnior lamentou a morte do jornalista. “Aroldo Murá foi um dos grandes personagens da nossa história. Na imprensa, ajudou a difundir um Paraná pujante, em transformação e celeiro de grandes histórias. Que Deus conforte os seus familiares nesse momento difícil”, disse.

História

Aroldo Murá Gomes Haygert é gaúcho de nascimento (nasceu em 1940, na cidade de Querência do Bugio, no Rio Grande do Sul). Veio para o Paraná, inicialmente na cidade de Iraty, com apenas 8 anos de idade. Bacharel em Jornalismo pela PUC-PR, tem cursos de especialização e extensão no Brasil e exterior, como em jornalismo econômico pelo Cepal/ONU, no Chile.

Com 62 anos de jornalismo, o professor Aroldo deixa vasta obra de perfis biográficos da coleção Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, em 13 edições que foram lançadas entre 2008 e 2022.

Professor da PUC-PR, trabalhou e dirigiu jornais desde 1960 na capital paranaense, começando na revista Club, de Dino Almeida, tendo atuado também no rádio e na televisão. Estudioso e pesquisador de novas religiões, com enfoque nas igrejas cristãs, tema em que se especializou no Canadá.

Foi parte do primeiro e segundo conselhos da Fundação Cultural de Curitiba, nas gestões de Jaime Lerner e Saul Raiz. No começo da década de 1970, renovou e dirigiu o jornal Voz do Paraná, semanário com presença na história do estado, até a década de 1980.

Recebeu, em 2012, a Ordem do Pinheiro no grau de Comendador. Em 2019, foi eleito “Personalidade ACP” pela Associação Comercial do Paraná. Por diversos anos, recebeu menções e prêmios da Câmara Municipal de Curitiba. Atualmente mantinha um blog e uma coluna na Banda B.

Vai ser amanhã o velório seguido de cremação. Das 7h às 19h, na Capela Vaticano (Des Hugo Simas, 26).

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.