Tutora foi presa

Macacos-prego, papagaio e araras são resgatados pela Polícia Civil em Curitiba

Macacos-prego apreendidos pela Polícia Civil. Foto: Polícia Civil do Paraná / divulgação.

Cinco animais silvestres foram resgatados pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) nesta terça-feira (27), durante uma operação contra o tráfico de animais silvestres no Paraná. No bairro Caximba, em Curitiba, foram resgatados dois macacos-prego, um papagaio e três araras. Segundo a PCPR, a tutora dos animais, de 31 anos, foi presa por uso de documentos falsos e por manter os animais em cativeiro.

LEIA TAMBÉM:

>> Baleia jubarte é encontrada no Litoral do PR; é a quinta encalhada nos últimos três meses

>> Casa de madeira é devorada por incêndio no Vista Alegre, em Curitiba

Fotos: Polícia Civil do Paraná / divulgação.

Os animais apreendidos foram levados ao Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), da Prefeitura de Curitiba, onde vão passar por avaliação clínica e comportamental, além de marcação individual, para depois serem encaminhados pelo Instituto Água e Terra (IAT). Por serem animais criados próximos de humanos, a reinserção na natureza se torna pouco viável e a destinação deve ser feita para instituições mantenedoras de fauna. 

“A origem ilegal desses animais invariavelmente tem vínculo com o tráfico ou com a captura irresponsável diretamente na natureza. Quem adquire um animal silvestre ilegal compactua e fomenta o tráfico, um dos grandes responsáveis pela extinção de espécies no Brasil”, reforçou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo. 

Segundo a prefeitura, não houve maus-tratos e a pessoa responsável não havia sido multada. No decorrer do processo judicial, no entanto, poderá ser autuada pelo IAT ou pela Força Verde.

Investigações continuam

A operação também aconteceu simultaneamente em Pontal do Paraná, no Litoral, e em Garuva, já em Santa Catarina. Durante a ação, foram cumpridas quatro ordens de busca. A polícia apreendeu diversos documentos fraudulentos relacionados à autorização do mantimento dos animais silvestres em casa.

Na capital, a ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da Prefeitura de Curitiba. As investigações continuam a fim de identificar outros possíveis envolvidos a rede de tráfico de animais no Estado.

Em Curitiba, a população pode colaborar com o combate contra o tráfico de animais silvestres registrando denúncias na Central 156. 

Dados preocupam

De acordo com estimativas da Rede Nacional de Combate com Tráfico de Animais Silvestres, aproximadamente 38 milhões de animais silvestres são retirados da natureza no Brasil anualmente; e conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 90% deles morrem logo depois de retirados de seu habitat.