Berço das flores!

Horto Municipal está a todo vapor pra produzir as flores que enfeitarão Curitiba no Natal

Imagem mostra flores do Horto municipal de Curitiba, que tem mudas para enfeitar a cidade para o Natal.
Horto se prepara para enfeitar Curitiba para o Natal. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do paraná.

O Horto Municipal no bairro Guabirotuba, em Curitiba, fundado em 1936, está pronto para embelezar a capital paranaense para as festas de fim de ano. Sálvias e Begônias vermelhas já estão em fase final de crescimento para seguir rumo as praças e parques da cidade.

 Atualmente sob a gestão do Departamento de Produção Vegetal, o Horto do Guabirotuba tem uma produção de 3 milhões de flores ao ano.  Elas são acomodadas em estufas para flores de época e demais plantas ornamentais, vasos e floreiras. Cada espécie floresce no tempo certo. No inverno, amor-perfeito, boca-de-leão, cravinas. No verão, sálvias, tagetes, sunpatiens, begônias.

+Leia mais! Mudas de árvores grátis em Curitiba! Saiba como ganhar e plantar ipês, pitanga, palmeira e mais espécies

Um dos segredos, é a utilização de sementes de qualidade internacional, sem falar no uso de água de poço artesiano que permitem ao horto garantir plena produtividade e atendimento às demandas do Departamento de Parques e Praças. José Roberto Roloff, diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, reforça que a preparação das plantas exige planejamento e dedicação de todos os envolvidos.

Imagem mostra José Roberto Roloff, diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente.
José Roberto Roloff reforça que a preparação das plantas exige planejamento e dedicação de todos os envolvidos. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

“Todo planejamento começa com um ano de antecedência. A escolha da semente, tipos de flores, pois o procedimento de compra é da prefeitura. O fornecedor precisa das sementes que são importadas, tem a entrega das sementes e data certa para a semeação. A gente é exigente na qualidade para ter nosso padrão, é nível comercial mesmo. Nós buscamos parceiros na Região Metropolitana de Curitiba, fazemos viagens para termos informações sobre o produto. É muito aqui”, disse José Roberto.

+Viu essa? Bolsonaro na maçonaria? Entenda porque o assunto veio à tona nas redes

Decoração para o Natal está chegando

Com a chegada da primavera e a colocação das plantas para o fim do ano, na visita que a Tribuna do Paraná fez no horto, as flores estavam nas cores rosa e vermelha. Aliás, a quantidade de lugares em Curitiba ultrapassa 1100 espaços entre praças, eixos, largos, jardins e núcleos ambientais, áreas de manutenção; sem falar de áreas em parques, vasos que ficam no calçadão da Rua XV de Novembro. No Jardim Botânico, grande cartão postal de Curitiba, são plantadas 100 mil flores a cada estação. O Jardim Botânico, por sinal, está de aniversário nesta quarta-feira.

+Leia mais! Cinco pastelarias para conhecer em Curitiba

“Existe todo um processo, desde a escolha das sementes, semeação, câmara de germinação, estufa de pré-desenvolvimento, repicagem (tira a muda pré-germinada para passar para uma bandeja de 15 células), vai para outra estufa para terminar o desenvolvimento que leva uns 30 dias. No total, uns 45 dias. A planta é levada para os lugares, onde serão vistas pela população. No fim do ano, Curitiba mantem a tradição das cores vermelhas com as begônias e sálvias”, relatou o diretor.

+Deu ruim! Carro de luxo de quase R$ 2 milhões atola após tentar retirar jet ski de mar em SC

Imagem mostra flores que estão sendo preparadas no Horto Municipal do Guabirotuba, em Curitiba.
No fim do ano, Curitiba mantem a tradição das cores vermelhas com as begônias e sálvias. Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná.

Vandalismo quase zero

Um dos pontos importantes é a consciência do curitibano quanto ao trato com as flores em lugares públicos. De acordo com José Roberto, o vandalismo é praticamente nulo na cidade. “Temos poucos casos, quase zero. Tomamos algumas medidas como já deixar as plantas enraizadas no vaso, o que dificulta arrancar. Quando ocorre uma denúncia, temos equipes em vários lugares da cidade avisando da ocorrência”, comentou o diretor.

Outra situação interessante é a relação cidade florida com o comércio. Estudos comprovam que as flores deixam o cliente mais animado a gastar um dinheirinho. “ O que percebemos que cidade mais florida aumenta o interesse de compra. Geralmente, as pessoas chegam na floricultura pedindo flores plantadas no parque. Isso gera renda, e todos saem contentes”, disse Roloff.

Onde posso plantar?

Quem quiser plantar flores pode fazê-lo dentro do seu imóvel. No entanto, caso a pessoa queira fazer em espaço público, é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que vai orientar a melhor forma disso ser feita. O telefone do horto municipal é o (41) 3350-8484.