Meio Ambiente

Equipe do IAT resgata lobo-guará atropelado em rodovia do Paraná

Foto: IAT

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) da região dos Campos Gerais resgataram, nesta quinta-feira (30), um lobo-guará vítima de atropelamento na BR-373, em Ipiranga. O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem e Atendimento de Animais Silvestres (CETAS) em Ponta Grossa, estrutura vinculada ao instituto e que funciona em parceria com o Instituto Klimionte Ambiental.

Após uma avaliação geral, exames de imagem apontaram luxação e fratura no fêmur esquerdo, e ele precisou passar por cirurgia.

+ Leia mais: Morte de adolescente pela Guarda Municipal é investigada como acidente

O lobo-guará é macho e tem 24,3 quilos. Está sob cuidados de veterinários e ficará internado até a recuperação total, com acompanhamento integral dos técnicos do instituto. Somente com a validação médica é que poderá retornar ao habitat natural.

O cuidado com a fauna paranaense é uma das principais atribuições do IAT, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Números

Desde 2019, os escritórios regionais do órgão ambiental registraram mais de 32 mil ocorrências relacionadas a animais silvestres.

Destes, 18.810 foram apreendidos ou resgatados e 13.354 passaram por tratamento, seguido de destinação adequada.

Em 2022, cerca de 6,9 mil animais silvestres foram resgatados, atendidos e/ou destinados adequadamente pelos escritórios regionais do IAT, para os cinco Centros de Apoio aos Animais Silvestres (CAFS) e para o Centro de Triagem e Atendimento de Animais Silvestres (CETAS).

Ajude a preservar

Qualquer cidadão pode apoiar o Estado a proteger os animais em situação vitimada, maus-tratos, tráfico ilegal, cativeiro irregular e atropelamento. As denúncias podem ser feitas ao IAT ou ao Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná.

No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento.

No Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde a denúncia é feita pelo site da Ouvidoria da Polícia do Estado. Se preferir, ligue para o Disque Denúncia 181.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.