Fiscalização

Dois bufês são fechados em Curitiba nesta sexta: 110 restaurantes foram notificados na pandemia

Foto: Hully Paiva/SMCS

Desde que as regras de funcionamento de restaurantes mudaram por causa da pandemia de covid-19, 110 estabelecimentos foram autuados pela prefeitura de Curitiba. Nesta sexta-feira (12), mais dois restaurantes por quilo no Centro da capital foram interditados – o bufê está proibido desde 17 de abril pelo risco de contágio.

“Fizemos um trabalho de orientação nos estabelecimentos que já tiveram tempo de se adaptar. Agora as fiscalizações serão mais efetivas”, alerta a diretora do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Rosana Zappe ao site da prefeitura.

Os restaurantes interditados nesta sexta ficam na região da Praça Rui Barbosa. Ambos foram denunciados pela população e a fiscalização constatou a irregularidade. A interdição vale até que os proprietários façam as adequações necessárias para evitar a contaminação.

LEIA MAIS – Paraná completa três meses de pandemia com contágio acelerado e preocupante

O serviço de bufê está suspenso desde 17 de abril e a orientação é para que os restaurantes se adaptem para servir pratos feitos, em que o cliente aponta a um atendente pela vitrine o que deseja e recebe o prato pronto. A proibição de self-service é temporária e foi adotada porque os consumidores podem expelir gotículas em louças, talheres e alimentos em exposição, facilitando a contaminação, e também para evitar aglomeração de pessoas.

VIU ESSA? – Polícia Militar cria canal de denúncias de aglomeração no aplicativo 190 PR

Assim como os outros estabelecimentos, uma série de regras como uso de máscaras e distanciamento entre as mesas também são exigências.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?