Intolerância religiosa

“Diabo não mora aqui”, desabafa dirigente de terreiro de Umbanda apedrejado em Curitiba

Imagem mostra as pedras que foram jogadas contra o terreiro.
Pedras jogadas contra o terreiro estavam embrulhadas em um papel com mensagens bíblicas. Foto: Arquivo Pessoal.

“Nós somos ameaçados o tempo todo. Há 300 anos, a gente sofria preconceito e isso voltou. Estamos cansados, o diabo não mora aqui”, desabafou Lucília Guimarães, dirigente do terreiro Pai Maneco, maior templo de Umbanda de Curitiba, que amanheceu nesta quinta-feira (29) cheio de pedras embaladas em papel com mensagens religiosas. A Polícia Civil foi nesta manhã na sede do templo, localizado no bairro Santa Cândida, para ter acesso às câmeras de segurança.

Esse tipo de ameaça tem se tornado constante em terreiros de Curitiba. Em novembro, no próprio Pai Maneco, mensagens via aplicativos ou mesmo diretamente na sede com algum tipo de provocação já teria ocorrido. “Em novembro tivemos situação semelhante, e trata de um psicopata. Não sei ainda quantas pedras foram arremessadas, pois não contei, pois são várias. Na verdade, acho que nem foi para atingir o terreiro, pois não alcançaria da rua até aqui. Trata-se de intolerância religiosa, pois quem joga pedras enroladas em mensagens evangélicas está disposta a tudo”, disse a dirigente.

+Viu essa? Homem é preso após xingar policial da Rone com insultos racistas no Litoral do Paraná

Umbanda não significa algo ruim!

Questionada sobre essas ameaças, Lucília declarou que está na hora dos líderes religiosos explicarem que Umbanda não significa algo ruim. “Tá na hora dos líderes religiosos das Igrejas Evangélicas pararem de dizer que os terreiros de Umbanda são coisas do diabo. Quando se coloca isso na cabeça de pessoas ignorantes, ocorre isso. Nós somos ameaçados o tempo todo. Deveria ter um esclarecimento sobre isso à população, o diabo não mora aqui”, completou Lucília.

Além das pedras arremessadas, a fiação do terreiro foi furtada. No entanto, não se sabe se tem relação ao fato ocorrido nas últimas horas. Ninguém saiu ferido.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.