Campanha nacional

Dia de Doar de Bike incentiva ciclistas a gesto de generosidade em Curitiba

Foto: divulgação.

No dia 28 de novembro acontece a 10ª edição do Dia de Doar, campanha nacional que tem o objetivo de incentivar a generosidade e solidariedade, mobilizando pessoas físicas, empresas e campanhas comunitárias para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações sociais.

O objetivo do Dia de Doar é incentivar pessoas e entidades a qualquer tipo de doação, seja contribuir financeiramente com alguma coisa ou até mesmo ajudar um vizinho. Algumas atividades sugeridas são: se envolver em um evento social com mais pessoas; doar para uma causa do coração; fazer uma campanha voltada para o bem na empresa que trabalha; compartilhar boas ações e gentilezas com vizinhos e conhecidos; participar de um projeto voluntário.

Na última edição, mais de 28 milhões de brasileiros participaram em 72 cidades de todas as regiões do país e arrecadaram mais de R$ 4,5 milhões em doações. Em 2023, a expectativa é que a iniciativa atinja um número maior de pessoas em mais municípios brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

>> Nota Paraná milionário sorteia R$ 1 milhão e mais prêmios; veja ganhadores

>> Estação-tubo do Centro de Curitiba é retirada para reforma e ampliação

Uma das campanhas que faz parte do Dia de Doar foi criada em Curitiba pelo professor e ciclista César Silva. Pensando em formas de criar um impacto positivo e encorajar a doação, ele organizou o Dia de Doar de Bike, que incentiva os amantes do pedal a realizarem um gesto voluntário.

“Foi uma ideia bem bacana que chamou a atenção de todo o Brasil. Nasceu aqui em Curitiba, mas a intenção não era para ficar só em Curitiba, ela é nacional”, afirma Silva.

O ciclista explica que neste ano a ação principal do Dia de Doar de Bike será em 26 de novembro. Portanto, ele convida qualquer ciclista que mora no Brasil a organizar uma pedalada nesse dia com o objetivo de ajudar instituições e promover uma causa. Silva também reforça que as atividades voluntárias podem acontecer durante todo o mês de novembro.

“A ideia é promover a generosidade. Mobilizar as pessoas para ajudar uma causa. São várias instituições, não só em Curitiba, mas em todo o Brasil. Nossa intenção é ajudar pequenas ONGs que possuem dificuldades financeiras”.

Para o dia 26 de novembro, um domingo, Silva planejou um pedal em Curitiba, que vai sair às 8 horas da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Durante a ação, que vai até às 15 horas, os participantes podem fazer a rota que desejarem. Entretanto, o professor incentiva que os ciclistas passem pelos parques da capital paranaense.

Foto: divulgação.

“Cada ciclista que se inscrever vai ganhar uma plaquinha que é a placa de identificação dele. Na bike vai ter o número e ele vai ser rastreado para ter o dia livre para fazer o pedal”, conta Silva, que também acrescenta que quem fizer a rota indicada vai receber uma espécie de carimbo em cada parada.

As inscrições para o pedal do Dia de Doar de Bike já estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento. A rota sugerida será divulgada mais próxima da data.

“Não importa a rota que ele (ciclista) vai fazer, o importante é participar”, reforça Silva. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a organização do evento pelo telefone (41) 99878-1901.

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday, que significa terça-feira de doação. A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças, uma resposta solidária às promoções de final de ano, como Black Friday e Cyber Monday.

Já no Brasil, a primeira edição foi em 2013 e já no ano seguinte o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

No site geral do evento é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que desejarem celebrar o dia.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.