Imunização

Curitiba inicia vacinação de doses bivalentes contra cepas novas da covid

vacinacao bivalente
Foto: Daniel Castellano / SMCS.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu 28 mil doses destinadas à imunização de moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), de acamados de 70 anos ou mais e da população indígena.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses.

LEIA TAMBÉM:

>> Polícia apreende tacos de beisebol em bar onde jovem foi morto com soco

>> Mercearia Viana, uma das mais antigas de Curitiba, tem segredo de vó e clientela mega fiel

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, as doses da vacina bivalente são específicas para grupos prioritários.

Na primeira fase, estão incluídas as pessoas idosas acima de 70 anos, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. 

De acordo com o recebimento de novas doses do imunizante bivalente, a Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar o público-alvo e comunicar o chamamento.

Os indígenas, já cadastrados na SMS, serão vacinados pelo Distrito Sanitário Tatuquara e aqueles que frequentam a Casa de Passagem Indígena receberão a vacina pela equipe do Consultório na Rua.

O que é acamado?

A secretaria explica que são considerados idosos acamados pessoas acima de 60 anos sem condição de mobilidade, que não se levantam para tarefas básicas, como banho ou necessidades fisiológicas. Nesta primeira fase, a vacina bivalente está indicada para idosos acamados com 70 anos ou mais.

Como fazer o cadastro no Aplicativo Saúde Já Curitiba

No smartphone ou tablet, busque por “Saúde Já Curitiba” nas lojas virtuais (Play Store para aparelhos com sistema Android, e App Store para os que utilizam o sistema iOS). Instale ou atualize o app.

Após instalado para fazer o primeiro acesso, informe o número do CPF ou Cartão do SUS. A primeira senha é sua data de nascimento, no formato “DD/MM/AAAA”. Pessoas que já tenham passado por algum atendimento no SUS Curitibano já terão as informações na base de dados, não precisarão preencher novamente, basta conferir seus dados.

Para aqueles que não tiverem os dados cadastrados, na tela inicial clicar na opção “Cadastre-se aqui” e o próximo passo é informar um CEP válido em Curitiba, preencher informações pessoais e de contato.

Caso haja alguma divergência, o aplicativo irá solicitar foto de um documento em que apareça o número do seu CPF e a foto de um comprovante de residência. Essa ação será feita pelo próprio app.

Informar um endereço de e-mail válido. Pronto. Agora é só salvar e aguardar a equipe validar o seu cadastro.

Após finalizar o cadastro e fazer o login de acesso, na tela inicial há um ícone “Pacientes idosos” ao clicar você será direcionado para informar a condição de mobilidade do paciente, clicar no botão “Informar paciente acamado”, se for essa a condição do seu familiar, confirmar.

Para pessoas com idade abaixo de 60 anos a opção “Pacientes idosos” não estará visível, exceto para aqueles que têm vinculados em seus dependentes pessoas com idade acima de 60 anos.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.