Saiba como se inscrever!

Curitiba abre seleção PSS para contratar 430 profissionais para área da educação

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A abertura de um processo seletivo simplificado (PSS) para a contratação de Agentes de Apoio Educacional foi anunciada pela Prefeitura de Curitiba, na segunda-feira (4). O edital para o PSS já foi publicado no Diário Oficial do Município e pode ser conferido aqui pelos candidatos.

Ao todo, 430 profissionais devem ser contratado por meio de contrato em regime especial – temporário – conforme prevê a legislação, segundo a expectativa das secretarias municipais de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e da Educação (SME).

Com a publicação do edital, os interessados já podem ler cuidadosamente o documento e fazer o seu cadastro na base de dados do e-Cidadão, da Prefeitura de Curitiba. Todas as informações – nome, data de nascimento e CPF – devem estar completas e corretas, de acordo com os dados da Receita Federal.

Quem já tem cadastro, deverá utilizar a senha cadastrada ao fazer a inscrição pelo site concursos.curitiba.pr.gov.br. Basta clicar no link do Processo Seletivo Simplificado e seguir as orientações.

Até quando vão as inscrições?

As inscrições para o PSS de Agente de Apoio Educacional poderão ser feitas a partir das 10h de sexta-feira (8) até as 16h do dia 14 de março.  

As inscrições serão gratuitas e não haverá prova. A escolaridade mínima exigida será Ensino Médio. A carga horária para a função será de 40 horas semanais e o salário (vencimento básico mensal), de R$ 2.245,24.

A exemplo do PSS para profissionais do Magistério – Docência I, em andamento, os documentos que serão considerados para a pontuação e desempate, tais como os relativos à formação e experiência profissional, serão incluídos no sistema pelo candidato no ato da inscrição.

O cadastramento prévio facilitará o trabalho da banca responsável pela análise da prova de títulos, tempo de experiência e critérios de desempate.

Atribuições do cargo

A função de Agente de Apoio Educacional é uma das mais recentes na Prefeitura de Curitiba. A lei que criou o cargo com escolaridade de nível médio foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Rafael Greca em março de 2023. 

Dentre as atribuições dos profissionais estão a colaboração com a criança e o estudante no momento de sua alimentação, na higiene pessoal, no descanso, na locomoção, na segurança individual e coletiva, orientando e auxiliando na promoção de sua autonomia nas unidades educacionais. Os Agentes de Apoio Educacional serão capacitados pela Secretaria da Educação, após a sua contratação.

A contratação na modalidade do PSS para esta que é uma nova função na Prefeitura de Curitiba já havia sido apresentada aos representantes dos servidores, durante reunião da pauta de negociação realizada em 2023. A expectativa é que futuramente haja concurso público para a carreira.

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.