Tempo fechou

Chuva forte afeta 24 cidades do Paraná; Duas crianças estão desaparecidas

Há 455 casas danificadas, 151 desabrigados, 1.261 desalojados e duas crianças desaparecidas em Pato Branco (as buscas estão em andamento). Foto: Reprodução.

As fortes chuvas que atingem todo o Paraná, que segue em Alerta Amarelo para tempestade até às 10h desta quinta-feira (13), afetaram 24 municípios, segundo boletim mais recente. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 4.413 pessoas foram diretamente afetadas. No sudoeste, uma estrada rompeu e foi levada morro abaixo.

Há 455 casas danificadas, 151 desabrigados, 1.261 desalojados e duas crianças desaparecidas em Pato Branco (as buscas estão em andamento). Não há registros de mortos e feridos. As cidades com pessoas mais afetadas são Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Vitorino, São Miguel do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Pato Branco.

LEIA TAMBÉM:

>> Após estragos no Sudoeste, alerta laranja deixa todo Paraná em atenção

>> Vídeo: colisão entre ônibus e caminhão deixa oito feridos na BR-277

Nesta terça-feira, de acordo com o instituto, choveu 135 mm em Clevelândia, 121,4 mm em Pato Branco, 116 mm em Dois Vizinhos, 119,6 mm em Francisco Beltrão, 80,4 mm em Guaíra, 93,2 mm em Palotina, 84,2 mm em Planalto, 86 mm em Toledo e 67,4 mm em Marechal Cândido Rondon. Confira a relação em todo o Estado AQUI .

Ainda de acordo com o Simepar, em Francisco Beltrão e Pato Branco as chuvas de outubro já ultrapassaram a média histórica do mês. Em Francisco Beltrão já são 287,6 mm em 11 dias, frente a uma média de 229 mm, e em Pato Branco as precipitações atingiram 263,2 mm (média de 233 mm).

Em Curitiba, apesar da forte chuva e dos fortes raios que atingem a capital no início da noite desta terça-feira, não houve registro de ocorrências.

FALTA DE LUZ 

Cerca de 650 eletricistas de serviços e manutenção da Copel continuam a trabalhar, em todo o Paraná, no conserto da rede elétrica danificada pelo forte temporal. No momento, 6.108 unidades consumidoras permanecem sem energia.

A região mais afetada é o Sudoeste, em que áreas de alagamento e deslizamento de terras limitam o acesso das equipes à rede elétrica e dificultam o trabalho, especialmente na área rural. Além de quedas de árvores, galhos e outros objetos sobre a rede, em algumas localidades a intensidade das chuvas erodiu o terreno, provocando queda de postes. Nesses locais, as equipes estão reconstruindo parte da rede. Os trabalhos continuam ao longo da tarde de hoje. 

Em todo o Paraná, os desligamentos estão distribuídos em 1.093 serviços de emergência. Metade dessas situações se encontram no Oeste e no Sudoeste. As equipes precisam acessar cada um destes locais para identificar o problema e fazer o conserto.