As chuvas fortes que atingiram Curitiba na manhã desta segunda-feira (22) foram acompanhadas de rajadas de vento de 72 km/h e descargas elétricas, provocando transtornos em diversos bairros da cidade. Segundo boletim atualizado Defesa Civil de Curitiba, foram 121 árvores derrubadas com o temporal e um acumulado de 17,38 mm.
A chuva marcou presença em praticamente toda a capital: Boqueirão (14 mm), Santo Inácio (12,3 mm), Pinheirinho (11,2 mm) e Portão (10,8 mm). Além do grande volume de água, houve registros de quedas de árvores e falta de energia elétrica em diferentes pontos da capital e da Região Metropolitana.
Até as 9h40 a Defesa Civil contabilizou 121 quedas de árvores em bairros de Curitiba. Para auxiliar moradores atingidos pelas chuvas, foram distribuídas três lonas de proteção nos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão e Cajuru.
Entre as regiões mais impactadas pela falta de energia elétrica estão Pinheirinho, Cajuru, Cristo Rei, Hauer e Boqueirão. No Cajuru, além da interrupção no fornecimento de luz, moradores também enfrentaram problemas de conexão com a internet.
Houve ainda um registro de um alagamento, 8 entregas de lonas.
Risco de deslizamentos
A Defesa Civil de Curitiba não registrou alagamentos ou desabrigados na cidade nesta manhã. No entanto, a Defesa Civil do Paraná mantém um alerta moderado para risco de deslizamentos e enxurradas em áreas vulneráveis da região Leste do estado, devido à continuidade da frente fria.
A recomendação é que a população esteja atenta a sinais de perigo, como rachaduras em paredes e pisos, infiltrações e movimentação do solo. Em caso de emergência, os moradores devem abandonar a residência, buscar abrigo seguro e acionar imediatamente os órgãos competentes pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉
