Tarde tensa

Cercados pela PM, alunos decidem desocupar Núcleo Regional de Educação

Foto: Albari Rosa

Os estudantes que ocupavam o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba deixaram o prédio por volta das 19h50 desta terça-feira (1.º). A Justiça determinou a reintegração de posse nesta tarde. A oficial de Justiça chegou ao local às 19h19 para informar aos ocupados sobre a decisão.

Antes de decidirem se retirar do local, os alunos se reuniram com representantes da OAB, Ministério Público e conselheiros tutelares. Um dos motivos que pesou para a desocupação foi a multa determinada na liminar. Os pais de cada estudante que participava do ato no NRE teriam de pegar R$ 10 mil por dia.

Os alunos deixaram o prédio pacificamente, sem tumultos, e foram escoltados por policiais militares. Os ocupados saíram cantando e de braços dados.

Mais cedo, o coronel Arildo Dias, subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, tinha dito que a ideia era “vencer os estudantes ocupados pelo cansaço”. Não haveria fornecimento de água e comida no interior do NRE. De acordo com Dias, os alimentos ficariam do lado de fora. Quem quisesse sair, não poderia retornar. Os ocupados também não teriam acesso ao banheiro. A luz não seria cortada.