Economia

Catadores de material reciclável podem ter redução de imposto em Curitiba 

Projeto pode diminuir imposto de catadores de recicláveis. Foto: Divulgação

Está marcada para a próxima segunda-feira (12), a votação de um projeto de lei complementar da vereadora Maria Leticia (PV), que propõe a redução do Imposto sobre Serviços (ISS) pago pelos catadores de material reciclável em Curitiba. Atualmente a alíquota para as associações cadastradas no programa EcoCidadão é de 5% por nota fiscal emitida. A proposta pretende reduzir para 2%.

+ QUE LINDEZA: Veja as imagens do tapete de Corpus Christi de Curitiba

Se aprovado, o projeto irá beneficiar 40 Associações e Cooperativas de Catadores que fazem parte do Programa EcoCidadão, da Prefeitura de Curitiba que recebem do próprio município remuneração para recepcionar, separar e preparar para comercialização os resíduos da coleta seletiva da cidade. 

“Os catadores desempenham o papel de agentes ambientais em Curitiba, manejando tudo aquilo que as pessoas separam no “lixo que não é lixo” e que muitas vezes chega de forma inadequada e suja para eles. Um trabalho fundamental para a preservação do Meio Ambiente, mas que é extremamente marginalizado. Queremos garantir um pouco mais de dignidade para as famílias da reciclagem com a redução de um imposto que nem deveria ser cobrado deles”, comenta Maria Leticia, autora do PL nº 002.00018.2021.

Rejane Paredes, do Instituto Lixo e Cidadania (ILIX), comenta que em Curitiba são quase 1.000 postos de trabalho gerados pelas Associações e Cooperativas de reciclagem, sendo 70% do trabalho feito por mulheres. “Com a perspectiva da redução da alíquota do ISS de 5% para 2%, a renda dos catadores pode elevar em pelo menos 3%, representando um aumento de renda para esses trabalhadores, o que significa mais renda para as mulheres chefes de família.” 

+ Veja mais: Atenção! Rua Brigadeiro Franco terá bloqueio nesta quinta; veja o que fazer

A coordenadora estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Roselaine Mendes, explica que a renda familiar dos trabalhadores da reciclagem atualmente se equipara a 2016. “Famílias mais vulneráveis que trabalham com reciclagem recebem em média 500 reais por mês e trabalham em locais de insalubridade extrema, além de serem hostilizados nas ruas enquanto estão trabalhando. Qualquer redução de despesa vai fazer muita diferença”.

Para ser aprovado, o projeto precisa ter no mínimo 20 votos favoráveis. A votação pode ser acompanhada diretamente na Câmara Municipal de Curitiba ou pelo canal do Youtube da CMC. 

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.