Buraco assusta moradores de condomínio

Um buraco de cerca de dois metros de profundidade está tirando o sono dos moradores de um condomínio residencial localizado no bairro Xaxim, em Curitiba. Devido às chuvas, o buraco apareceu no começo deste ano em um canto da calçada em frente a um dos sobrados, dentro do condomínio, mas o restante da calçada também parece estar entortando.

Uma outra depressão que apareceu anteriormente ao buraco foi tampada com pedaços de madeira para evitar acidentes. No buraco, segundo os técnicos da prefeitura de Curitiba – os profissionais já tinham visitado o local e nesta semana, durante a reportagem, retornaram – fica visível a galeria pluvial que passa na rua.

O problema é que a prefeitura diz que não tem responsabilidade sobre o problema, uma vez que está localizado dentro do condomínio. Dessa forma, a responsabilidade dos reparos recai sobre os moradores dos sete sobrados.

Porém, eles reclamam de ter que arcar com o prejuízo, e dizem que quem deveria resolver é a prefeitura, já que se trata de galeria pluvial. Então, dessa forma se formou um impasse. “Eu até entendo a posição da prefeitura, mas eu vou fazer um reparo para a prefeitura usar?”, indaga o morador Francis Pini.

Ele comentou que o problema poderia estar sendo causado pela estrutura deficiente. “Consultei um engenheiro que me disse que a galeria estourou por causa da grande quantidade de água, o que causou o buraco”, disse.

A moradora, Ana Cristina Furuzawa, teme pelos buracos. “É perigoso, pois a calçada pode cair”, alerta. Outro morador, que paga aluguel de um dos sobrados – mas preferiu não se identificar – relatou que o construtor dos imóveis também foi chamado para verificar a situação, mas ele afirmou que não teria mais responsabilidades sobre a construção.

A reportagem de O Estado também fez contato com a Sanepar, que informou que galeria pluvial é de responsabilidade da prefeitura. Mas mesmo se não fosse, como se trata de um buraco dentro de uma área particular, não poderia fazer qualquer avaliação.