Cartão Postal

Briga de quero-quero com capivara marca retorno de parques de Curitiba à normalidade

Capivara toma corrid~]ao de quero-quero em Curitiba. Foto: Instagram / Luciano Mochinski

Figuras que fazem parte da paisagem e das áreas verdes de Curitiba, as capivaras e os pássaros da espécie quero-quero também foram impactados pelas chuvas que alagaram diversos pontos da capital paranaense nas últimas semanas. No entanto, a breve trégua da chuva e até a presença de um sol tímido, que possibilitou o escoamento da água acumulada dos parques de Curitiba, permitiu o registro de uma interação curiosa entre os dois animais.

+ Veja também: Tradição das noites de Curitiba, Baviera passa a abrir no almoço após 51 anos

Na última quinta-feira (2), o técnico em Telecom Luciano Mochinski, 48 anos, dividiu com os mais de 100 mil seguidores no Instagram um vídeo que mostra um quero-quero brigando com uma capivara que estava comendo grama. Procurado pela Tribuna, Mochinski conta que fez o registro no Parque Guairacá, no bairro Fazendinha.

Assista a interação entre os animais:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Luciano Mochinski (@luciano_mochinski)

Fotógrafo cria conteúdos digitais com capivaras de Curitiba

Admirador dos animais, o técnico revela que se aproximou das capivaras durante as corridas que pratica há cerca de dez anos nos parques e ruas de Curitiba. “Quando os vi pela primeira vez foi no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha, próximo da minha casa. Fiquei encantado com seu tamanho e aparência, pois pareciam ratos gigantes. Por serem os maiores roedores do planeta, notei que eles andavam em grupos e eram ariscos, não conseguia chegar perto deles”.

+ Paraná: Uma históriaRafael Pires Pardinho: o ouvidor que Curitiba jamais deve esquecer

Leia mais em https://www.tribunapr.com.br/blogs/parana-uma-historia/rafael-pires-pardinho-o-ouvidor-que-curitiba-jamais-deve-esquecer/
Copyright © 2023, Tribuna do Paraná. Todos os direitos reservados.

Conforme praticava o esporte, Mochinski percebia que as capivaras ficavam assustadas com a presença humana e muitas vezes pulavam na água. Cada vez mais curioso com o comportamento delas, há cinco anos ele decidiu fazer um curso de fotografia para registrar o dia a dia dos animais e publicar na própria conta no Instagram.

Sem tentar se aproximar das capivaras, em um determinado passeio Mochinski viu uma amizade nascer inesperadamente. Ele estava tirando fotos no Parque Barigui e começou a garoar. O fotógrafo pegou um guarda-chuva e seguiu fazendo os registros até que, eventualmente, uma capivara se abrigou debaixo do guarda-chuva com ele.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Luciano Mochinski (@luciano_mochinski)

“Depois voltei lá e sempre a via mais ou menos no mesmo lugar do Parque Barigui, mas não cheguei perto dela. Até que um dia fui e dei um abraço nela e apelidei de Camarada Capi”, relata o técnico.

Os vídeos dos animais fazem tanto sucesso que o influenciador alcançou mais de 100 mil seguidores, resultado que o surpreendeu.

+ Leia mais: Show de protestos, polêmicas e críticas de Roger Waters lota Arena em Curitiba

“Como são selvagens, o único contato com eles são as visitas que lhes faço duas vezes por semana. Aí comecei a postar esses vídeos em novembro de 2021, tinha 1200 seguidores no Instagram, até então. De novembro de 2021 a abril consegui 10 mil seguidores e em um mês mais 10 mil. Hoje tenho mais de 100 mil seguidores Tem um vídeo com 63 milhões de visualizações. Estou muito feliz, cada vez aumentando seguidores de todo o mundo”, afirma.

Além da aproximação com a Camarada Capi, Mochinski revela que tem contato com outras três. Já o restante dos animais que fazem parte do grupo permanecem distantes.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.