Salvamento

Bebê é abandonado em frente a confeitaria na RMC

Uma recém-nascida foi abandonada em frente uma confeitaria, na esquina da Rua Rio Uruguai com a Rua Rio Piraquara, Jardim Weissópolis, em Pinhais, às 22h de terça-feira.

A menina ainda estava com o cordão umbilical e enrolada em um cobertor velho e sujo. A dona da confeitaria recolheu o bebê, enrolou-o em panos limpos, preparou uma mamadeira, e ficou com ele no colo, até a chegada do Siate.

Os socorristas encaminharam a menina até o Hospital e Maternidade do Município, onde recebeu atendimento de uma pediatra e continua internada em observação. Segundo a comerciante Lori Fresh, ela estava lavava roupas quando ouviu o barulho de um carro estacionando.

Alguns moradores disseram que uma pessoa desceu de um Kadett escuro e deixou o bebê. “A vizinha da frente me avisou e imediatamente a gente fez de tudo pra que a bebezinha ficasse bem. Até pensamos em ficar com ela”, disse a mulher, satisfeita por ter ajudado no salvamento.

A mamadeira que tinha em casa, pertence aos sobrinhos. “Esquentei um pouco de leite e deixei a menina bem quentinha. Ela mamou tudo e dormiu”, contou a mulher, com lágrimas nos olhos.

Cordão

O cabo Prado, do Siate, contou que a menina estava bem, mas, mesmo assim precisava de cuidados médicos. “Ela estava respirando bem e com boa temperatura, no entanto ainda estava com o cordão umbilical. Antes de chegar ao hospital já demos um nome pra ela: Nataly Vitória. Afinal, desde os primeiros minutos de vida, já se mostrou uma vitoriosa”, contou o socorrista, emocionado.

Quem também participou do salvamento foi a guarda municipal Suzana Bueno. Ela ouviu as pessoas no local, pegou as características do carro, mas a mãe não foi localizada.

“Passamos um alerta para os hospitais e postos de saúde, mas dificilmente ela será encontrada”, comentou. Bueno é mãe de dois filhos e não entende como alguém pode abandonar uma criança daquele jeito. “Na gestação a mulher se apega à criança. Quando ela nasce é só continuação de um processo de amor. Impossível imaginar o que essa mãe está sentindo”.

Investigação

A delegacia da cidade deve assumir as investigações para encontrar a mãe do bebê e identificar o carro que passou pelo local e a abandonou. Tanto a mãe quanto quem a ajudou pode ser indiciado por abandono de incapaz. Qualquer informação que ajude essa identificação pode ser passada anonimamente pelo telefone 3667-1598.