Basquete encerra hoje os I Jogos Femininos de Curitiba

Terminam hoje as provas dos I Jogos Femininos de Curitiba, promovidos pela Prefeitura de Curitiba. Desde o dia 8 de março, mais de seis mil atletas amadoras competiram em doze modalidades esportivas.

“Foi o maior evento esportivo feminino de Curitiba, que reuniu estudantes, trabalhadoras e donas de casas em competições espalhadas pela cidade. O sucesso foi tanto que os Jogos Femininos farão parte do calendário esportivo de 2009”, afirmou o secretário municipal do Esporte e lazer, Neivo Beraldin.

A prova que fechará a competição é a final de basquete, que será disputada por duas equipes do Grupo Dom Bosco. A disputa final será na tarde de sábado na Praça Plínio Tourinho, no Rebouças, quando também jogarão as equipes do Cabupe e Clube Curitibano, que disputarão o terceiro lugar.

Somente no basquete competiram 216 mulheres, divididas em doze equipes. A modalidade esportiva que mais atraiu as mulheres foi a caminhada, e contou com a presença de três mil atletas.

O futsal foi o segundo esporte que mais atraiu as atletas, com 66 equipes e 1188 atletas. Além destas modalidades esportivas, os Jogos Femininos tiveram provas de corrida, natação, peteca, xadrez, vôlei, tênis, handebol e bolão.

Os Jogos tiveram boa aceitação das atletas. Para a jogadora de futsal Daiane Moretti, 22 anos, o evento deu a oportunidade de mostrar o potencial dela e das demais atletas do time.

“Para os atletas a divulgação é fundamental. É dessa forma que somos vistas e temos a oportunidade de sermos escaladas para equipes profissionais e até mesmo receber uma bolsa de estudo”, disse Daiane.

Mesma opinião tem a jogadora da equipe de futsal da PUCPR, Ana Carolina Maia, de 22 anos. “Com os Jogos Femininos ampliamos as possibilidades de disputarmos com outras equipes da cidade e da região metropolitana. Nossos jogos eram restritos a times de outras universidades”, disse.

A equipe técnica dos Jogos também aprovou a competição. “Esta iniciativa da Prefeitura ajudou a incentivar e apoiar a participação das mulheres em atividades esportivas. A competição estimula o envolvimento das amadoras”, disse o técnico do time de vôlei da Sanepar, Diego Berton.

Para o secretário do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin, a participação da população é importante. “Com os Jogos Femininos, a Prefeitura abriu mais uma porta para que as mulheres participem de competições esportivas, saindo do sedentarismo”, diz.

Segundo o programa CuritibaAtiva, da Prefeitura, apenas 17,4% das curitibanas praticam regularmente atividades esportivas; 54% fazem casualmente uma atividade física na semana; 66,9% delas estão com sobrepeso ou obesas.