O avião monomotor que foi encontrado caído na segunda-feira (18) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) não deveria estar voando. É o que afirma a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que revela que o certificado de verificação de aeronavegabilidade (CVA) da aeronave estava vencido desde o mês de agosto de 2023.

continua após a publicidade

A queda do avião resultou na morte de duas pessoas: o piloto Carlos Roberto Frascesconi, 69 anos, morador União da Vitoria, e Cristiano Cloda, 48 anos, residente em Mallet.

LEIA TAMBÉM:

>> Empresa tem contrato rompido e obra de delegacia na RMC é saqueada por marginais; Vídeo!

continua após a publicidade

>> Deputado Renato Freitas propõe “passe livre” em ônibus para ex-presidiários no PR

O transporte desapareceu na noite de domingo (17). Ele faria a rota entre Siqueira Campos, na região norte do Paraná, e Cerro Azul, na região metropolitana, distante cerca de 88 quilômetros de Curitiba.

continua após a publicidade

Em nota, a ANAC também garante que não há nos registros recentes movimentações para a revalidação ou autorizações especiais de voo para o avião monomotor. “Dessa forma, a aeronave não tinha permissão para realizar operações”, diz.

A ANAC explica que o certificado de aeronavegabilidade (CA) é um documento obrigatório que comprova que a aeronave estava em condições de operar com segurança e cumpria os regulamentos da aviação civil brasileira na data em que foi expedido.

Avião cai no Paraná e FAB investiga

Moradores da região relataram para o Corpo de Bombeiros que viram uma aeronave voando baixo e, na sequência, escutaram um barulho forte. Com isso, as pessoas iniciaram a buscar pelo avião que foi encontrando em uma ribanceira. A aeronave não explodiu com o impacto. Os corpos foram levados ao Aeroporto do Bacacheri e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML), de Curitiba.

A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irá conduzir a investigação para identificar possíveis causas do acidente, além de encontrar maneiras de prevenção para que novos acidentes com características semelhantes não ocorram.

Você já viu essas?

Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.