Veja lista!

Aeroporto Afonso Pena está entre os 50 melhores do mundo em ranking

Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

O Brasil perdeu posições e não tem mais aeroportos entre os três melhores do mundo, de acordo com o ranking feito pela AirHelp, empresa voltada para os direitos dos passageiros e indenizações de voos.

No ranking internacional, o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), aparece entre os 50 melhores do planeta.

Já o aeroporto de Recife despencou da segunda para a 14ª colocação da lista, com a pontuação baixando de 8,49 para 8,20. Em 2023, o local só ficou atrás de Mascate, em Omã, enquanto em 2022 o aeroporto de Recife foi superado apenas por Haneda, em Tóquio, no Japão (veja o ranking abaixo).

A instalação na capital pernambucana perdeu pontos em todos os itens avaliados no ranking: pontualidade (de 8,5 para 8,2), opinião do cliente (de 8,4 para 8,3) e alimentação e lojas (de 8,7 para 8,1), o que resultou na média de 8,2 pontos.

Com a queda de Recife, o aeroporto brasileiro melhor ranqueado passa a ser o de Brasília, que obteve 8,32 pontos (8,6 para pontualidade; 8 para opinião do cliente e 7,9 para alimentação e lojas) e está em quinto lugar.

O outro aeroporto brasileiro que figura entre os dez melhores do mundo é Belém, nono lugar com 8,26 pontos, que acabou sendo o vencedor mundial na categoria dos aeroportos que recebem até 50 mil voos por ano.

A performance representa uma piora na avaliação, pois o país tinha quatro aeroportos entre os dez melhores em 2023: Recife (2°), Brasília (4°), Belém (7°) e Belo Horizonte-Confins (8º). O Brasil também tinha quatro entre os dez melhores em 2022: Recife (2º), Viracopos (4º), Belo Horizonte-Confins (6°) e São Paulo-Congonhas (7º).

“Neste ano o Brasil registrou menos destaques no ranking em relação aos levantamentos anteriores, com apenas dois aeroportos entre os 10 melhores do mundo. Os aeroportos de Brasília e Belém mantiveram-se nas primeiras posições com boas avaliações, especialmente em relação à pontualidade dos voos”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

A liderança neste ano ficou com o aeroporto de Hamad, em Doha, no Qatar, que teve média de 8,52 pontos. A segunda colocação ficou com Cidade do Cabo, na África do Sul, seguida por dois aeroportos japoneses: Nagoya e Osaka.

Os melhores aeroportos do mundo

Veja abaixo a relação dos dez melhores colocados e os brasileiros que estão entre os 50 melhores do ranking da AirHelp:

Posição Aeroporto (país)Pontuação média
Hamad, em Doha (Qatar)8,52
Cidade do Cabo (África do Sul)8,50
Chubu Centrair, em Nagoya (Japão)8,49
Osaka (Japão)8,46
Brasília (Brasil)8,32
O.R. Tambo, em Joanesburgo (África do Sul)8,29
Mascate (Omã)8,28
Salt Lake City (EUA)8,28
Belém (Brasil)8,26
10ºNarita, em Tóquio (Japão)8,24
14ºRecife (Brasil)8,20
19ºConfins, em Belo Horizonte (Brasil)8,13
26ºPorto Alegre (Brasil)8,06
40ºSantos Dumont, no Rio de Janeiro (Brasil)7,97
46ºCuritiba (Brasil)7,93
Fonte: AirHelp Score
Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!
Vai encarar??

Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!
Só R$ 0,75?

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”
Transporte

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.