Rua São Francisco

Abordagem da Rone na Praça do Ciclista gera polêmica

Confusão na madrugada de sábado (10) assustou os frequentadores e moradores da Rua São Francisco, no Centro. Segundo relatos de quem estava no local, policiais militares da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) tentaram conter algumas pessoas que estariam usando drogas no local e acabaram fechando a rua para os carros.

Os policiais dispararam tiros para o alto e houve corre-corre, segundo testemunhas. De acordo com Luciana Luz, proprietária de uma distribuidora de bebidas na Rua São Francisco, por volta das 2h30 da madrugada, os policiais chegaram e ela ouviu barulho. A confusão teria durado cerca de dois minutos. “Não consegui identificar se era tiro ou bomba. Mas depois disso, as pessoas, que lotavam a rua, começaram a correr”, disse. No momento do corre-corre, ela e outros comerciantes fecharam as portas dos estabelecimentos.

Também de portas fechadas ficou o bar Jokers. O garçom Robson Mendonça contou que viu quando duas viaturas da Rone chegaram. Como o bar fica na quadra de cima de onde havia a maior concentração de pessoas, ele explicou que foi possível acompanhar toda a ação. “Fizeram a abordagem para conter o uso de drogas e fecharam a rua. Algumas pessoas começaram a confrontar os PMs e gritar que a rua era pública, quando um dos policiais deu tiros para o alto”.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar informou que nos registros só há duas chamadas para a Central 190 de perturbação de sossego na região e que em ambas as ligações nenhuma viatura fez o atendimento no local. Ainda de acordo com a polícia, a Rone faz rondas periódicas por toda a cidade e quando alguma atitude suspeita é identificada eles fazem a abordagem.

Histórico

Desde que vários bares e restaurantes começaram a se instalar na Rua São Francisco, entre as ruas Riachuelo e Presidente Faria, há aproximadamente um ano, a quadra fica inteiramente fechada para os carros no período da noite, por causa do grande volume de pessoas. Moradores e comerciantes relatam que é constante ver usuários de drogas circulando pelo local. Em outubro do ano passado, a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu) criou um abaixo assinado on-line para pedir o fechamento de uma quadra da rua.