Curitiba inicia processo para ocupar a liderança na qualidade de ensino

A Secretaria Municipal da Educação iniciou o processo de redirecionamento das diretrizes curriculares do Ensino Fundamental. Até julho, serão reescritos os currículos com base nas novas políticas educacionais. "Queremos que a Curitiba ocupe a primeira posição entre as capitais na qualidade do ensino fundamental", diz a secretária da Educação, Eleonora Fruet.

No último exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado pelo MEC, a capital paranaense ficou em sexto lugar. A diferença entre as outras capitais, no entanto, não é grande. "A situação é preocupante em todo o país", alerta Eleonora. O Brasil está entre as nações com os piores indicadores educacionais, segundo o programa de avaliação internacional do estudante, o PISA – Programme for International Student Assessment, da Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OECD).

"Temos que mudar esse quadro e Curitiba tem todas as condições estruturais e equipes capacitadas para promover essa mudança", diz a secretária.

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O processo foi deflagrado esta semana. Durante dois dias, 60 funcionários da Secretaria Municipal da Educação participaram de um seminário interno sobre políticas educacionais. O objetivo era levantar o que o município já fez e quais as perspectivas para os próximos anos.

No encontro, foi definida a necessidade de alterações nos currículos das escolas e a realização de um programa de avaliação qualitativa dos alunos para avaliar o processo pedagógico.

Dentro de 15 dias, chefes, pedagogos e alfabetizadores de núcleos regionais serão integrados ao processo. Em seguida, será a vez dos diretores e professores das escolas. "Vamos aprimorar os currículos, nosso objetivo é melhorar a qualidade do ensino", explica a diretora do Ensino Fundamental, Nara Luz Salamunes. "Até 15 de julho teremos um diagnóstico completo e solução para problemas específicos", afirma.

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