Curitiba celebra sua padroeira

Dia 8 de setembro, feriado municipal, será comemorado o Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba. A programação religiosa inicia amanhã (5), com o tríduo preparatório. Dom Dirceu Vegini, bispo auxiliar da Arquidiocese, irá presidir as missas realizadas tradicionalmente às 12h na Catedral Basílica, durante os três dias que antecedem a festa religiosa. Na sexta-feira o dia começa com missa festiva às 8h30 e segue com outras celebrações.

Devoção

Curitiba é uma cidade marcada pela religiosidade. De acordo com o pároco da Catedral, cônego Pedro Wilson Alves de S. Filho, o título de N. Sra. da Luz não é tão conhecido como outros atribuídos a Virgem Maria, mas, nem por isso a devoção é menor. "Existem muitos fiéis que procuram a Catedral especialmente pelo carinho que têm a Ela," comenta. O sacerdote acrescenta também, que o fato de ser uma igreja central fortalece a fidelidade do povo em comparecer com maior freqüência às missas e novenas. "As celebrações que acontecem de segunda a sábado, ao meio-dia, por exemplo, estão sempre lotadas. A maioria são pessoas que trabalham nas redondezas e aproveitam o horário de almoço para participar da missa, que dura cerca de trinta minutos," diz ele.

Segundo o Monsenhor Vicente Vítola, que trabalhou na Catedral nos idos de 1940, a devoção à padroeira é bastante tradicional. "Naqueles tempos tudo era muito diferente e só havia cinco paróquias em Curitiba. Mas, a veneração à imagem era tão grande, e o lugar tão importante, que até as reuniões de vereadores da cidade eram realizadas no local," conta ele.

Nossa Senhora da Luz dos Pinhais também é padroeira da Arquidiocese de Curitiba.

Voltar ao topo