Cúpula das Américas discute como gerar emprego para diminuir pobreza

Brasília – Este ano, os 34 países participantes da Cúpula das Américas discutirão mecanismos de geração de emprego como forma de enfrentar a pobreza e fortalecer a governabilidade democrática. O tema foi sugerido pela Argentina, país que sediará o encontro, e aceito por todos os integrantes. A 4ª Cúpula das Américas será realizada nos dias 4 e 5 de novembro em Mar del Plata, na Argentina.

Segundo o chefe da Coordenação Geral de Acompanhamento de Mecanismos Políticos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, ministro Afonso José Cardoso, todos os temas vão ser discutidos sob a ótica da geração de emprego. É o caso, por exemplo, da integração econômica e comercial do continente através da Alca (bloco econômico dos países americanos).

Em relação ao Haiti, a cúpula deverá manifestar apoio ao processo de estabilização institucional do país que enfrenta crise política depois da queda do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, em fevereiro do ano passado. "E uma expressão, provavelmente, sobre a disposição dos países em fazer com que a cooperação internacional com o Haiti não se esgote na realização das eleições", explicou Cardoso. O primeiro turno da eleição haitiana está marcado para 15 novembro e o segundo turno para 18 de dezembro. A posse do novo governo está marcada para 15 de fevereiro de 2006.

Voltar ao topo