Cubanos dizem que recuperação de Fidel Castro tem sido satisfatória

O presidente cubano, Fidel Castro, se recupera satisfatoriamente da cirurgia gástrica, que o obrigou a passar temporariamente o poder a seu irmão, disse ontem o vice-presidente cubano, Carlos Lage, que está visitando a Bolívia. Ele também desmentiu a versão de que Fidel teria câncer no estômago e disse que o presidente deve voltar ?em semanas ao trabalho?. Outras fontes do governo destacaram a melhora do estado de saúde de Fidel, dizendo que o líder cubano, de 79 anos, já ingeriu alimentos, recuperou parte de suas forças e até se sentou à cama.

O presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, disse à Cubavisión Internacional que Fidel ?permanece em condição estável? e está ?cumprindo sua principal missão de hoje, que é descansar para se recuperar tão rápido quanto possível?. À France Presse, Alarcón disse que Fidel está ?estável, recuperando-se e animado?. ?Supostamente toda cirurgia é algo delicado, mas ele não está inconsciente nem sedado, está conversando. Ele está melhor que eu.

Em meio ao aumento de segurança em Cuba, o Granma, jornal oficial do Partido Comunista, divulgou ontem uma nota dos ex-combatentes da revolução, que prometeram lutar contra qualquer invasão.

O Palácio do Planalto negou ontem, em nota oficial, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido informado por autoridades cubanas de que o estado de saúde de Fidel é pior do que se admite publicamente. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, integrantes do governo brasileiro trabalham com a informação de que Fidel tem um tumor maligno no abdome, num quadro de difícil recuperação.

A notícia trouxe constrangimento a autoridades brasileiras e até tensão diplomática, porque em Cuba a saúde de Fidel é considerada assunto de Estado. A preocupação é que uma inconfidência dessas, atribuída a Lula, que é considerado próximo de Fidel, possa soar como interferência naquele país e servir para acirrar disputas políticas e especulações. Por isso mesmo, tal divulgação deixou Lula ?muito irritado?, de acordo com seus auxiliares, por ele saber as conseqüências de tal fato para Cuba e os cubanos.

Voltar ao topo