CPMI deve ouvir nesta semana ex-ministros da Saúde

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas espera ouvir, nesta semana, os quatro ex-ministros da Saúde que ocuparam a pasta no período de atuação da "máfia das ambulâncias": os depoimentos de José Serra e de Barjas Negri estão marcados para a terça-feira, respectivamente às 11 horas e às 15 horas; na quarta-feira, será a vez de Humberto Costa (às 11 horas) e de Saraiva Felipe (às 15 horas). Todas as audiências serão realizadas na sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Como os quatro foram convidados, e não convocados, eles não são obrigados a comparecer, mas integrantes da CPMI já admitem pedir a convocação dos ex-ministros caso eles não atendam aos convites.

Por enquanto, apenas Humberto Costa e Barjas Negri já confirmaram suas presenças. Serra está no exterior e, a princípio, só deve voltar ao Brasil no dia 15.

Esclarecimentos

A CPMI quer esclarecer as denúncias de envolvimento do Ministério da Saúde no esquema de compra superfaturada de ambulâncias. José Serra e Barjas Negri estiveram à frente da pasta de 1998 a 2002, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Humberto Costa e Saraiva Felipe ocuparam o cargo de janeiro de 2003 a julho de 2005, já no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo avalia o relator da CPMI, senador Amir Lando (PMDB-RO), o foco das investigações deve ser o esquema de superfaturamento de ambulâncias. O episódio da compra de um dossiê contra candidatos, segundo ele, será investigado, mas com cuidado para evitar que uma eventual politização do assunto contamine o restante dos trabalhos.

"Estamos trabalhando em cima de um fato determinado, relativo a vantagens ilícitas auferidas a partir das emendas na área da Saúde. O fato conexo [o dossiê] está sendo devidamente investigado pelo Ministério Público, pela Polícia Federal e pela Justiça", disse Lando. "A CPMI tem de avançar no seu objeto e evidentemente também apurar o que está sendo investigado por essas instituições, na medida em que possa dar uma contribuição à verdade", completou.

Sub-relatores

O senador Amir Lando deve criar nesta semana uma sub-relatoria para acompanhar as investigações sobre a compra do dossiê. O trabalho ficará sob a responsabilidade dos deputados Fernando Gabeira (PV-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Agenda

Foram transferidos para o próximo dia 22 os depoimentos de Osvaldo Bargas e Expedito Veloso, acusados de envolvimento no episódio do dossiê. Inicialmente, esses depoimentos estavam marcados para o dia 14 deste mês.

Voltar ao topo