CPI dos Sanguessugas vai investigar o Poder Executivo

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) confirmou a criação de uma sub-relatoria para investigar a eventual participação do Poder Executivo no esquema de fraudes envolvendo a compra superfaturada de ambulâncias com recursos do Orçamento da União, a partir de emendas de parlamentares. Além do Ministério da Saúde, a CPI dos Sanguessugas tem informação de que o esquema também atuaria nos ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação e Comunicações.

Gabeira disse ainda que, depois das eleições de outubro, a CPI dos Sanguessugas deverá convocar os ex-ministros da Saúde Saraiva Felipe e Humberto Costa para depor.

O deputado observou que, em todas as investigações, a única menção ao ex-ministro da Saúde e candidato do PSDB ao governo paulista, José Serra, é apenas de um dos integrantes da máfia – que demonstrou seu interesse na vitória do candidato nas eleições em São Paulo. Por isso, Serra não deverá ser convocado para depor.

Gabeira disse que tentar envolver o ex-ministro José Dirceu no esquema dos sanguessugas é "forçar a barra". "O governo só pagava emendas àqueles que apoiavam o governo. Esse era o papel da Casa Civil. Qualquer ilação ao José Dirceu é forçar a barra.

A CPI deverá ouvir amanhã, em sessão reservada, o depoimento do empresário Luiz Antonio Vedoin, sócio-proprietário da Planam e apontado como chefe da máfia dos sanguessugas.

Voltar ao topo