CPI dos Bingos marca para amanhã o depoimento de Delúblio Soares

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos marcou para amanhã (23) o depoimento do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Ele é um dos 40 denunciados pelo Ministério Público Federal, no dia 11 de abril, por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato (desvio de dinheiro público).

A defesa do ex-tesoureiro do PT entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, a fim de obter liminar para que ele não compareça à sessão. De acordo com o STF, o argumento da defesa é o de que não se pode impor a presença de Delúbio na comissão para prestar esclarecimentos, uma vez que a denúncia oferecida contra ele ocorreu antes da apresentação do requerimento de convocação dele.

Alternativamente, os advogados pedem que, no caso de se entender que Delúbio deva comparecer à sessão, seja deferida liminar para que a CPI se restrinja a apurar apenas fatos relacionados ao objeto que está sendo investigado. Requerem, também, que o ex-tesoureiro seja dispensado de assinar o termo de compromisso, possa estar acompanhado de seus advogados e que a CPI não o obrigue "a responder o que, no seu entender, possa incriminá-lo".

O relator do pedido de habeas corpus no STF é o ministro Marco Aurélio.

Voltar ao topo