Costa confirma que aliados de Jobim se reúnem amanhã

O ministro das Comunicações, o peemedebista Hélio Costa, confirmou que os líderes do PMDB que apoiaram a candidatura do ex-deputado e ex-ministro Nelson Jobim à presidência do partido se reúnem amanhã, às 10 horas, na residência oficial do presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo o ministro, os peemedebistas avaliam, na reunião de amanhã, as conseqüências da decisão de Jobim de desistir da candidatura. Costa falou com jornalistas logo após participar de encontro da bancada do PMDB no Senado. A uma pergunta sobre o noticiário prevendo que os aliados de Jobim boicotarão a convenção do partido, marcada para o próximo domingo, em Brasília, Costa respondeu que acha que isso será resolvido amanhã.

"Talvez até se ache uma solução melhor do que essa. O PMDB tem que encontrar o caminho da união, superar suas dificuldades", afirmou o ministro. Ele lamentou a desistência de Jobim: "Acho que poderíamos ter ido para a frente, com boas chances de vitória, mas prefiro ser mais Machado de Assis do que Hélio Costa e dizer: ‘Ao vencedor, as batatas’." Com a desistência de Jobim, o atual presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), se tornou candidato único ao cargo.

Jobim, ao renunciar à candidatura, acusou ontem o governo federal de interferência no processo eleitoral interno do PMDB, e seus aliados falaram até em "traição" por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que antes havia sinalizado apoio ao ex-ministro. Hélio Costa, porém, afirmou que a palavra traição, neste episódio, "não existe." Ele observou que o PMDB é um partido que tem várias correntes, mas não é o único com essa característica. "O PT também tem, assim como o PFL e o PSDB".

Voltar ao topo