Copom pensou em reduzir menos a taxa Selic

Os membros do Comitê de Política Monetária do Banco Central chegaram a pensar, na última reunião do Copom, em reduzir menos a taxa Selic. A ata da última reunião revela que os diretores do BC avaliaram a conveniência de reduzir a taxa Selic em apenas 0 25 ponto porcentual. Mas o Copom decidiu reduzir a taxa em 0,50 ponto.

"Apesar de entenderem que diversos fatores respaldariam tal decisão e que a mesma contribuiria para aumentar a magnitude total do ajuste a ser implementado, os membros do Comitê concluíram que neste momento uma redução dos 50 pontos base na taxa Selic resultaria em maior adequação das condições monetárias correntes à melhora significativa no cenário prospectivo para a inflação observada entre as reuniões de agosto e de outubro", afirma a ata do Comitê. A taxa Selic foi reduzida, na última reunião do Copom, de 14,25% ao ano para 13 75%. A decisão foi por unanimidade.

O Copom volta a falar em "maior parcimônia" na condução do processo de flexibilização adicional da política monetária. Essa observação tem sido expressa pelos membros do Copom para indicar a necessidade de cautela na redução da taxa de juros. "Tendo em vista os estímulos já existentes para a expansão da demanda agregada, as incertezas que cercam os mecanismos de transmissão da política monetária e a menor distância entre a taxa básica de juros corrente e as taxas de juros que deverão vigorar em equilíbrio no médio prazo, o Copom entende que a preservação das importantes conquistas obtidas no combate à inflação e na manutenção do crescimento econômico, com geração de empregos e aumento da renda real poderá demandar que a flexibilização adicional da política monetária seja conduzida com maior parcimônia", afirma a ata. Segundo o Copom essa ponderação se torna ainda mais relevante quando se leva em conta que as próximas decisões de política monetária terão impacto concentrados em 2007.

Voltar ao topo